O senador Eduardo Braga (MDB-AM) – que foi aluno no Colégio Dom Bosco, Manaus, participou nesta sexta-feira (28/11) da Solenidade em Ação de Graças pela entrega da primeira etapa da reforma da Igreja de São Sebastião, no Centro de Manaus. Essa fase foi executada com parte da emenda de bancada de R$ 7,9 milhões articulada por Braga em 2014, que também financiou intervenções na Igreja dos Remédios e na Igreja da Matriz.
A etapa entregue contemplou ações de segurança estrutural, acessibilidade, revisão das redes elétrica e hidrossanitária, instalação do sistema de combate a incêndio, pintura, recuperação de bancos e vitrais e o escoramento emergencial instalado após o desabamento parcial do forro no início do ano.
Católico “no balde”

Durante a cerimônia, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, reforçou o significado do apoio recebido:
“Agradeço à bancada pela ajuda. Este patrimônio não é só da Igreja: é da cidade, do Amazonas e do Brasil.”
Para a continuidade da obra na Igreja de São Sebastião, que prevê a troca completa do telhado, a reconstrução do forro artístico e o reforço da torre sineira, Braga articulou junto à bancada federal uma nova rodada de emendas individuais dos parlamentares do Amazonas, somando aproximadamente R$ 7 milhões. O senador defende que essa fase seja tratada como emergencial, permitindo dispensa de licitação diante do risco estrutural identificado.
“Diante do que encontramos aqui, cabe um estado de emergência. Há risco real de desabamento e por isso sugeri a dispensa de licitação, dentro da lei, para que a contratação seja rápida. A segurança das pessoas e a preservação do patrimônio precisam estar acima da burocracia”, afirmou.
Foi Canarinho e coroinha da Igreja

Dudu Braga também participou do coral de alunos do Colégio Dom Bosco e destacou seu vínculo pessoal com o templo:
“Eu morei muitos anos na Rua Epaminondas, vinha à missa aqui todos os domingos e me casei neste templo. Tenho um carinho especial pela Igreja de São Sebastião e fico feliz em contribuir para preservar esse patrimônio religioso e cultural”, disse.
Amigos celebram no Bar do Armando
A nova etapa da reforma, financiada pelas emendas individuais articuladas pelo senador, está prevista para começar em 2026 e será essencial para a reabertura definitiva da igreja e a notícia correu solta por cidade. Até reduto boêmio em yirno da praça o assunto foi festejado. “Não há uma familia em Manaus que não tenha um vínculo com a Igreja de São Sebastião”, afirmou o empresário Walter Caldas Jr., celebrando o colega Eduardo Braga com outros amigos salesianos no Bar do Armando na noite de sexta-feira.











