Uma força-tarefa de fiscalização sanitária, denominada “Natal com Saúde”, apreendeu e descartou quase 700 quilos de alimentos impróprios para o consumo humano em Manaus, às vésperas do Natal.
Concluída nesta terça-feira (23/12), a operação inspecionou 25 supermercados e hipermercados em todas as zonas da capital, com atenção especial aos produtos típicos das festas de fim de ano. Deste total, nove estabelecimentos foram autuados por graves irregularidades sanitárias que representavam risco à saúde da população.
A ação, coordenada pela Vigilância Sanitária de Manaus (ligada à Secretaria Municipal de Saúde), resultou no descarte de 688 quilos de produtos. As falhas mais comuns incluíram problemas de armazenamento, falta de informações obrigatórias (como validade e procedência) e itens em condições inadequadas de consumo.
A diretora da Vigilância Sanitária, Maria do Carmo Leão, destacou que a principal infração foi a presença de carnes em processo de descongelamento. “Carnes congeladas não podem apresentar partes moles ou alteração de textura,” alertou, explicando que o descongelamento pode ser causado por quedas de energia ou manuseio inadequado. Outras irregularidades incluíram o armazenamento incorreto, como polpas de frutas guardadas junto a carnes.











