Manaus passou a contar oficialmente com um novo bairro. A Colônia Japonesa, localizada entre os bairros Novo Aleixo e Parque Dez, foi reconhecida por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última segunda-feira (22).
A criação do bairro integra as comemorações pelos 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão, marco histórico que reforça os laços culturais, sociais e diplomáticos entre os dois países.
De acordo com o decreto, a delimitação territorial da Colônia Japonesa tem como ponto inicial o cruzamento da Rua Marquês de Quixeramobin com a Avenida Visconde de Porto Seguro, abrangendo trechos da Avenida das Torres, Rua Natan Xavier e do Igarapé do Mindu, até o início do bairro Novo Aleixo.
A área abriga o único campo de golfe de Manaus, mantido pela comunidade japonesa, além de floresta nativa e diversos condomínios residenciais, alguns ainda em fase de construção.
Segundo a Prefeitura, a criação do novo bairro não implicará aumento da densidade urbana, mas representa uma readequação administrativa de áreas que já estavam ocupadas e urbanizadas. A iniciativa atende a um pedido do Consulado Geral do Japão em Manaus, da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) e da REN da Amazônia, formada por empresários.
Com a oficialização da Colônia Japonesa, Manaus passa a contar com 64 bairros oficialmente reconhecidos.











