Uma agricultora passou por uma cirurgia delicada para a retirada de um tumor no cérebro enquanto permanecia acordada durante o procedimento. Para ajudar no monitoramento das funções cerebrais, a paciente realizou uma atividade que faz parte da sua rotina: crochê.
O caso aconteceu em Cascavel, no Paraná.A cirurgia foi realizada em novembro, no Hospital do Câncer Uopeccan, e marcou a primeira vez que um procedimento desse tipo foi feito na unidade. Monitoramento em tempo realCirurgias cerebrais com o paciente acordado são indicadas quando o tumor está localizado em áreas responsáveis por funções essenciais, como fala, raciocínio e coordenação motora.
Durante o procedimento, a equipe médica solicita que o paciente execute atividades simples para avaliar, em tempo real, se essas funções estão sendo preservadas.Segundo o neurocirurgião Bruno Amorim, a metástase atingia uma região sensível do cérebro. “Essa metástase estava na área da fala e causava um grande inchaço ao redor da lesão, que também atingia a área do movimento. A cirurgia acordada permite que a gente controle todas as funções da paciente durante a operação, em tempo real”, explicou.
A agricultora foi diagnosticada com câncer de mama em 2023. Com a progressão da doença, o câncer entrou em metástase, atingindo alguns pontos do cérebro. Antes da cirurgia, ela passou por sessões de quimioterapia.











