O Santos acertou na última quinta-feira (1º) a contratação do atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, por empréstimo de uma temporada junto ao Cruzeiro. O acordo estabelece que o clube mineiro seguirá responsável pelo pagamento de 50% dos salários do jogador, cujos vencimentos superam R$ 2,5 milhões mensais. A negociação avançou nos últimos dias de 2025 e foi influenciada pelo desejo do próprio atleta em deixar o Cruzeiro, onde avaliava ter pouca utilização, cenário que se agravaria com a chegada do técnico Tite.
Do ponto de vista do Cruzeiro, o empréstimo representa um ajuste financeiro, pois alivia o impacto de um alto salário na folha diante da baixa projeção de uso do atacante para a temporada de 2026. Para o Santos, a contratação é vista como uma oportunidade de mercado viabilizada pela divisão salarial e pela busca por compensações no orçamento. A diretoria santista condicionou o acordo à manutenção do equilíbrio financeiro, trabalhando para que a folha salarial permaneça dentro do planejamento para o ano.
O retorno de Gabigol ao clube onde foi revelado acontecerá em um momento especial: esta será a primeira vez que ele atuará profissionalmente ao lado de Neymar pelo Santos. Apesar de terem sido formados na base do clube, eles nunca jogaram juntos na equipe principal, já que Neymar saiu em 2013, ano em que Gabigol subiu para o time. Nos bastidores, a participação e as manifestações favoráveis de Neymar foram relevantes nas tratativas. Gabigol, que disputou 210 jogos e marcou 84 gols em suas passagens anteriores, deve ser anunciado oficialmente em breve.











