As inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda-feira (19) e seguem até as 23h59 de sexta-feira (23) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A principal novidade desta edição, que é a maior da história em número de instituições, é a possibilidade de utilizar a nota de qualquer uma das três últimas edições do Enem (2023, 2024 ou 2025). O sistema selecionará automaticamente o melhor desempenho do candidato, desde que ele não tenha zerado a redação.
O processo seletivo oferece mais de 274,8 mil vagas em cursos de graduação gratuitos por todo o país, agora concentradas em uma única etapa de inscrição para os dois semestres do ano. Um dos destaques são as vagas para licenciaturas presenciais, que permitem o acesso ao benefício “Pé-de-Meia Licenciaturas”, um incentivo financeiro de R$ 1.050 mensais. No ato da inscrição, o candidato pode escolher duas opções de curso e deve preencher obrigatoriamente um cadastro socioeconômico.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro, com matrículas iniciando em 2 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados de imediato podem manifestar interesse na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. O programa segue rigorosamente a Lei de Cotas, reservando vagas para estudantes de escolas públicas, pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.











