O nome do nosso estado, do rio e até da região veio em função de uma tribo de mulheres guerreiras, as Icamiabas, depois conhecidas por Amazonas, que enfrentaram Francisco Orellana, botaram os espanhóis para correr e viraram lenda.
Mas a lenda persiste até hoje e ninguém mais representante dessa raça guerreira que alguém que traz a região no sobrenome, Yara Amazônia Lins, a poderosa Dama de Ferro, presidente por três legislaturas do Tribunal de Contas do Estado, o TCE, que ganhou mais visibilidade e prêmios nacionais depois que ela assumiu o leme da Casa, a partir delas o Maskate homenageia todas nossas guerreiras no Dia do Amazonas.

Tricampeã de competência
A Dama de Ferro é a primeira mulher a presidir o Tribunal de Contas, no período entre 2018 e 2019, retornou à presidência em eleição realizada em 2023, para gerir o biênio 2024-2025.
Yara Lins, que tanto preza pela celeridade no julgamento de processos e implementação de projetos pioneiros, reforçou a importância de ações que promovam a participação ativa da sociedade na fiscalização pública.
“Não basta apenas idealizar boas ações; é essencial desenvolver e implementar projetos alinhados à nossa missão institucional, de forma a tornar a sociedade nossa maior aliada na fiscalização. Nosso compromisso é garantir que o Tribunal e o cidadão estejam lado a lado no cuidado e na proteção dos recursos públicos”, afirmou a Dama.

Inovações
Entre as inovações realizadas na gestão da Dama de Ferro, estão a criação da Ouvidoria da Mulher, a Blitz TCE, o combate às queimadas, a transparência na prestação de contas e a qualidade no ambiente de trabalho, tornando-a principal representante das novas Amazonas, que não se entregam e combatem ombro a ombro com os novos guerreiros Guacaris.

Bete: de Dezembro a Dezembro
Outro grande exemplo de mulher guerreira merecedora de todas as nossas homenagens é
Bete Dezembro, uma empresária do ramo de entretenimento, proprietária da Fábrica de Eventos, uma das maiores produtoras de eventos do Brasil e a maior da Região Norte. Mesmo sendo paulista, ela se estabeleceu em Manaus, onde é considerada cidadã amazonense, tendo realizado grandes eventos culturais e shows nacionais e internacionais na região.
Bete é responsável por grandes eventos culturais em Manaus, como o Samba Manaus, e pela realização de shows de artistas nacionais e internacionais, como The White Stripes, Iron Maiden e Alanis Morissete.

Expansão no Mercado
Além do Norte, Bete Dezembro tem atuação em outras regiões, como São Paulo. Em 2022, participou do Festival Viixe em Manaus e, em 2024, organizou o show internacional do Guns N’ Roses tendo, portanto, uma trajetória reconhecida no mercado de entretenimento brasileiro, sendo vista como uma empreendedora musical de sucesso.

Maria “Coragem” do Carmo
Provando que lugar de mulher é onde ela quiser, Maria do Carmo Seffair Lins, além de empresária bem sucedida na área de Educação, estreou na política e se prepara para entrar na área de hotelaria e Cassino.
Ficou conhecida por ser cofundadora da Fametro e proprietária de outros negócios na área da educação e hotelaria. Em 2024, ela foi pré-candidata a vice-prefeita de Manaus e também foi suplente e já foi lançada pelo ex-presidente Bolsonaro como a candidata a governadora.
Começou a trabalhar como professora e sua paixão pela educação a levou a fundar a Fametro com seu marido.

Mercadinho Vandizio tá com tudo
O glorioso Vandizio, dono do Mercadinho Vandizio, bem ali na rua Léa Alencar, no Alvorada 2, zona centro-oeste, entrou na era dos grandes empresários, e fechou com o PDEX, do Grupo Maskate, apresentando a novidade Flesh Cola, do Grupo Magistral, que entrou na maioridade. Vai lá ou liga 92 992268474 e tira as dúvidas sobre qualquer produto. Lá tem tudo.