Não é de graça que os números da Covid aumentaram no Amazonas. Além das festas e aglomerações inexplicáveis, muitas com mais de mil convidados, o povo simplesmente desistiu de usar as máscaras. Existe até um decreto obrigando o uso em Manaus, mas é muito fácil ver um monte de gente sem o acessório simples, barato e prático, que salva vidas. Não adianta colocar a culpa no governador, no prefeito, no presidente, no Papa ou em Jesus. Se você não faz sua parte, não pode falar nada. Também não adiante usar a máscara no pescoço. A pandemia não é de caxumba. Não adianta também usar a máscara por algumas horas. Enquanto estiver na rua, é o dia todo. E não adianta usar a mesma máscara o dia todo. Após três horas de uso, troque. Ou é a mesma coisa que não usar. Até pior. Porque ela já estará contaminada.

 

PRECISA DESENHAR?

A OMS, o Ministério da Saúde, os médicos, os especialistas, todos são unânimes em dizer que a máscara salva vidas. Muitas. Está cientificamente comprovado. O que custa? Elas são baratas, podem ser feitas em casa, costureiras confeccionam aos montes, são mais baratas que uma lata de cerveja. Não tem desculpa. Depois que você adoece, é entubado e o pior acontece, não adianta mais usar máscara. Vamos lá. Faça sua parte!

 

PEDRAS NA POLÍCIA 

O apedrejamento de uma viatura da polícia na noite desta terça em Manaus já é o segundo caso em menos de um mês. Isso atesta a falta de respeito, medo e receio dos bandidos, que mesmo diante de homens da Lei não se intimidam. Imagina o que não fazer com os pobres cidadãos indefesos no meio da rua. É uma atitude que chama a atenção e merece o devido cuidado. Esse povo que se denomina bandido é perigoso.

ELEIÇÕES

Há pouco mais de uma semana das eleições o TSE descobriu que candidatos com patrimônio acima de 300 mil reais receberam auxílio emergencial. Alguns com mais de um milhão também receberam o dinheiro dos pobres. E estão aí, nas ruas, pedindo seu voto. A expectativa é que a lista seja divulgada ainda esta semana.

 

FALSOS LEILÕES 

Um grupo criminoso que aplicava golpes por meio de falso leilão virtual de veículos foi desarticulado pela Operação Cyber Lance, da Polícia Civil de Minas Gerais, nesta quarta-feira (4). A ação, comandada pela Delegacia de Polícia Civil de Unaí (MG), contou com o apoio operacional das polícias civis dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Estão sendo cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e dez de prisão preventiva. Nunca ninguém conseguiu explicar a lógica de veículos que são apreendidos em operações de trânsito e depois são tomados só porque o coitado não dinheiro para pagar a “fiança”. Aí o veículo é leiloado, como se você perdesse seu direito à propriedade.

NINGUÉM MERECE

Até caixão virou pretexto para pedir propina.

Nem depois de morto o sujeito escapa da corrupção.

Teve televisão descobrindo o resultado da eleição nos EUA por bola de cristal.

Lá, como cá, os institutos de pesquisa comem poeira.

Só munda o país.