Entre tantas notícias tristes, óbitos, falta de oxigênio, desvio de vacina, pouco tem se falado da quantidade de pessoas que se recuperaram da Covid-19 em Manaus. Com ajuda da Fundação de Vigilância Sanitária e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Maskate News traçou um mapa com o quantitativo dessa vitória.  Os dados divulgados a seguir são do Boletim Diário Covid-19 no Amazonas em 27/1/2021.

Com ajuda da Fundação de Vigilância Sanitária e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Maskate News traçou um mapa com o quantitativo dessa vitória.

Entre dores e choros tem aqueles que venceram: do total de 257.606 casos confirmados, 218.393 são recuperados e 31.653 casos em acompanhamento, no Amazonas.

 

Manaus tem mais de 100 mil que venceram

Entre tantas notícias tristes, óbitos, falta de oxigênio, desvio de vacina, pouco tem se falado da quantidade de pessoas que se recuperaram da Covid-19 em Manaus. Somente na capital foram 114.348 casos confirmados, e 109.196 se recuperaram.

A FVS conta como casos recuperados, pacientes que tiveram confirmação diagnóstica e saíram do período de isolamento domiciliar ou internação hospitalar. Excluem-se deste cálculo pessoas em isolamento domiciliar, internados e óbitos.

 

 

 

Delphina Aziz concentra o maior número de recuperados

 

Dados levantados por sistema do Ministério da Saúde mostram que a unidade que teve o maior número de altas entre as unidades públicas e privadas é o Hospital Delphina Azis, unidade referência do Governo do Amazonas no tratamento da Covid-19.

 

O Hospital Delphina Aziz, unidade referência do Governo do Amazonas no tratamento da Covid-19, registrou mais de 2,2 mil altas de pacientes internados após serem acometidos pela doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), desde março de 2020. Os dados são do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.

 

O sistema mostra que, desde o primeiro registro de alta de pacientes com Covid-19 nas unidades de saúde, em 21 de março de 2020, já foram 12.203 pacientes com alta dentre os internados nas unidades públicas e privadas do Amazonas. Com 2.228 altas, o Delphina é a unidade que mais recuperou pacientes no estado, seguido do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, com 986 altas, somando pacientes recuperados de Covid-19 e SRAGs.

 

 

TRIPINHA LATERAL

 

Covid-19

Segundo o Sivep-Gripe, com números atualizados até este sábado (23/01), do total de recuperados, 9.064 foram pacientes internados por Covid-19. Desses, 1.611 tiveram alta no Delphina Aziz, fazendo do hospital também a unidade com mais recuperações de pacientes que tiveram o novo coronavírus do estado.

 

 

 

SRAGs

 

O Delphina Aziz também lidera as altas de internações por SRAGs, com 617, seguido do HPS 28 de Agosto, com 575; HPS Platão Araújo, com 185; HPS da Criança, 160; e HPS João Lúcio; com 133 altas. Em todas as unidades do estado, públicas e privadas, foram registradas 3.139 recuperações de pacientes com SRAGs.

 

 

 

Janeiro

 

Somente nos primeiros 20 dias de janeiro, o Sivep-Gripe já registra 465 recuperações de pacientes que tiveram Covid-19 e SRAGs, sendo 407 do novo coronavírus.

 

O Hospital Delphina Aziz teve 46 altas, seguido do Hospital Adventista de Manaus, com 43; Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, com 29; HPS João Lúcio, com 26; e Hospital João Lucas, com 21 altas de pacientes internados por Covid-19.