“Vem Jardineira, vem meu amor…”
Vem ver a nega mais famosa do Carnaval amazonense fazer história e brilhar fora do Amazonas. Ela será a grande estrela na Feijoada do Cordão do Bola Preta, no Rio de Janeiro, um
dos maiores e mais antigos blocos carnavalescos do Brasil, e a presença da icônica figura promete fortalecer ainda mais a relação entre as culturas amazonense e carioca.
Kamélia no Rio de Janeiro é um marco na história do carnaval amazonense, uma vez que ela tem mais de 85 anos de tradição. A nega tem sido um dos maiores símbolos da folia em Manaus, encantando gerações com sua presença nos bailes de carnaval, escolas de samba e festas populares.

Début em grande estilo
A participação da boneca na Feijoada do Cordão do Bola Preta, marcada para o dia 7 de dezembro, marca o início de uma história, já que é a primeira vez que a Kamélia deixará o Amazonas para representar o carnaval local em outro estado.
Kamélia nasceu em 1938, em um cenário de celebração no Bar Avenida, em Manaus, e rapidamente se tornou o símbolo máximo da folia da cidade. Com o tempo, Kamélia conquistou seu lugar nos maiores bailes de carnaval e, em 2000, se transformou em enredo da escola de samba Balaku Blaku. Em 1991, ela teve um papel fundamental no resgate das festas de rua de Manaus, durante o Carnaval da Rede Calderaro um marco na história do carnaval amazonense.












