Aconteceu de novo. Os moradores de Manaus vivenciaram momentos de desespero durante a forte chuva que atingiu a capital amazonense na madrugada de domingo, como resultado, deixando ruas ficaram completamente alagadas e várias famílias sofreram grandes prejuízos com a perda de móveis e eletrodomésticos. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a situação crítica em vários pontos da cidade após a chuva torrencial. Imagens registradas por moradores revelam ruas submersas, casas inundadas e veículos ilhados. Entre os locais mais afetados estão importantes avenidas, como a Avenida Brasil, no bairro Compensa, onde a água tomou conta da via pública e dificultou o trânsito. Na Avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, o cenário era semelhante: mesmo na manhã deste domingo, a avenida seguia alagada, segundo relatos de populares. Em outras áreas da cidade, moradores também clamaram por socorro.

Governo presta assistência às famílias
Em resposta, uma força tarefa foi montada pelo governo do Amazonas. Sob a coordenação da Defesa Civil do Estado, diversas secretarias estão realizando ações emergenciais integradas para atender cerca de 200 famílias que foram afetadas. Desde as primeiras horas da manhã, equipes atuam no local para garantir assistência social, atendimento médico, emissão de documentos, abastecimento de água potável e cuidado aos animais afetados. Um cadastro online das famílias também já está sendo feito e servirá como base unificada para o atendimento de todas as secretarias.
De acordo com o chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, tenente Charlis Barroso, o trabalho é integrado e tem como foco o levantamento de danos e a assistência imediata à população. “O governador Wilson Lima acionou o nosso secretário, que de imediato acionou outras secretarias para que causou auxiliar no cadastro, no levantamento de danos e prejuízos que essa forte chuva causou à população moradora da região. Neste momento, cada cidadão que teve seu dano e prejuízo está fazendo um cadastro, onde esse banco de dados será alimentado junto à Defesa Civil para que possamos estimar os danos e prejuízos causados”, destacou o tenente. A operação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet).

Prefeitura mobilizada
Prefeitura atua desde a madrugada de domingo para minimizar os impactos das chuvas e reforça ações emergenciais, reforçando que o descarte irregular de lixo nas ruas é uma das principais causas de entupimentos de bueiros. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os trabalhos se intensificaram nas ruas para reduzir os danos causados pelas precipitações e garantir a segurança da população. O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, esteve desde cedo acompanhando as ações emergenciais.
“O trabalho começou ainda de madrugada. Estamos nas ruas desde as primeiras horas do dia para minimizar os danos e garantir a segurança da população, como determina o prefeito David Almeida”, afirmou. Renato destacou que a prioridade é agir rápido, especialmente em áreas críticas. “Não estamos apenas limpando ruas. Estamos protegendo vidas, restabelecendo o direito de ir e vir dos moradores e mitigando riscos de novos desabamentos. Cada ação emergencial que realizamos hoje é resultado de planejamento, da prontidão das equipes e da decisão da gestão de não esperar a situação piorar para agir. Essa é a diferença de uma prefeitura que está presente de verdade na vida das pessoas”, completou. No bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, as equipes da Seminf atuam na recuperação da avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga avenida Recife, onde um desbarrancamento de terra atingiu parte da pista, exigindo trabalho imediato para liberação da via e segurança dos motoristas. No Lírio do Vale, zona Oeste, duas frentes foram acionadas. Na rua Ipanema, a força da água provocou o desabamento de um muro, interditando o acesso de veículos. As equipes trabalham na limpeza, remoção de entulhos e reconstrução emergencial da área. Já na rua Sebastião do Passé, outro muro desabou sobre duas casas. Felizmente, não houve registro de vítimas.