MSKTV
Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Sem categoria

Aleam destaca propostas e novas Leis dedicadas à garantia dos direitos consumeristas

16 de março de 2023
em Sem categoria
0 0
Aleam destaca propostas e novas Leis dedicadas à garantia dos direitos consumeristas

Foto: Danilo Mello

facebookTwitterWhatsapp

Todo ano, no dia 15 de março, é comemorado no Brasil o Dia do Consumidor, uma data marcada por promoções do comércio e que destaca os direitos dos consumidores nas relações de compra e venda de produtos. A data nasceu de um discurso do então presidente dos Estados Unidos da América, J. F. Kennedy, sobre os direitos dos consumidores, e também é uma alusão ao Código de Defesa do Consumidor no Brasil, que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o tema é objeto de várias novas Leis, que já entraram em vigor, ou de Projetos de Lei, que ainda estão tramitando pela Casa Legislativa. O Parlamento estadual também tem uma Comissão Permanente de Defesa do Consumidor (CDC), atualmente presidida pelo deputado estadual Mário César Filho (UB), que recebe denúncias e reclamações de cidadãos e realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais.

Entre as novas Leis dedicadas ao tema, destaca-se a Lei nº 6.077/2022, que dispõe sobre a proibição da distribuição ou venda de sacolas plásticas e disciplina a distribuição e venda de sacolas biodegradáveis ou biocompostáveis a consumidores, em todos os estabelecimentos comerciais do Estado. A Lei é oriunda do PL nº 368/2022, de autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Essa nova Lei pode ser complementada pelo PL nº 107/2023, de autoria do deputado Mário César Filho. Caso seja aprovada, a propositura tornará obrigatória a fixação de adesivo informativo sobre a proibição da venda de sacolas plásticas a consumidores prevista na Lei nº 6.077/2022, em todos os estabelecimentos comerciais no Estado do Amazonas.

Várias das novas Leis vigentes foram propostas após a atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, que investigou os excessos e atuação irregular da concessionária de energia no Estado, buscando evitar que empresas concessionárias de serviços públicos cometam irregularidades na prestação de serviços.

Entre essas novas Leis podemos destacar a de nº 6.098/2022, que assegura o direito à continuidade no fornecimento de energia elétrica à unidade consumidora habitada por Pessoa com Deficiência (PCD) ou doença crônica que necessite de tratamento ou procedimento médico com o uso continuado de aparelhos, proposta do PL nº 230/2022, do deputado Felipe Souza (Patriota).

Outra propositura que se originou graças à atuação da CPI foi a Lei nº 6.068/2022, que proibiu a troca de medidores padrões de energia elétrica e de similares, instalados pelas concessionárias e prestadoras de fornecimento de energia elétrica, sem a devida comunicação prévia ao consumidor de ao menos 10 dias, originada no PL nº 87/2022, do deputado estadual João Luiz (Republicanos).

O deputado João Luiz também foi autor do PL nº 79/2022, que foi aprovado como Lei nº 5.966/2022, que obriga as empresas prestadoras de serviços de internet, TV por assinatura, empresas de telefonia fixa e móvel, a cancelarem a multa contratual de fidelidade quando o consumidor comprovar que perdeu o vínculo empregatício após a adesão ao contrato.

Ainda tramita na Casa o PL nº 167/2023, que cria o programa de realização de palestras e atividades extracurriculares sobre o Código de Defesa do Consumidor e Educação Financeira nas escolas públicas, e o PL nº 237/2023, que cria o Selo Segurança Alimentar, a ser conferido aos bares, restaurantes e estabelecimentos que ofereçam aos consumidores a opção de refeições livres de lactose e de glúten, ambos de autoria do deputado Rozenha (PMB).

Atividades da CDC/Aleam

A Assembleia Legislativa também apoia os consumidores, por meio da CDC, que recebe reclamações e denúncias de cidadãos, analisa se o fato tem relação de consumo, e, se tiver, notifica a empresa e agenda uma Audiência Conciliação na sede da Comissão na Assembleia.

Caso não exista conciliação, a CDC envia a reclamação do consumidor para justiça comum.

Para receber atendimento na Comissão, os consumidores podem solicitar informações pelo telefone 3183-4451 e, para efetivar a denúncia, devem comparecer presencialmente na CDC, que fica no 4º andar da sede da Aleam.

Recomenda-se que quem busca atendimento leve os documentos pessoais e comprovante de residência para registrar a reclamação. O atendimento funciona de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A Comissão também faz blitz de fiscalização em empresas para verificar se as relações de consumo estão sendo cumpridas, como supermercados e postos de combustível, realiza pesquisas e elabora relatórios de preços comparativos dos produtos vendidos no Amazonas.

Foto: Danilo Mello
O que você achou dessa matéria?
BoaRuim
Tags: aleamAmazonasDEPUTADOSDIA DO CONSUMIDOR

Relacionado Posts

De lavadeira a estrela – “Vim do Planeta Fome”

De lavadeira a estrela – “Vim do Planeta Fome”

26 de novembro de 2025

Em 1953, Elza Soares teve o seu primeiro contato com um meio de comunicação ao participar do programa "Calouros em...

Correndo por fora- Braga recebe Título de Cidadão Rio-Pretense

Correndo por fora- Braga recebe Título de Cidadão Rio-Pretense

22 de novembro de 2025

Correndo por fora das polêmicas políticas e mantendo a política da boa vizinhança, Eduardo Braga foi recebido com grande mobilização...

EDIÇÃO DIGITAL

22 de novembro de 2025

Teatrinho Infantil: Dia do Cinema Brasileiro

Teatrinho Infantil: Dia do Cinema Brasileiro

21 de novembro de 2025

https://youtu.be/gcKI6X81xpc?si=gQhcwIYT5OIbJmfr

SINAL DOS TEMPOS – Gato nasce com um olho só e assusta moradores

SINAL DOS TEMPOS – Gato nasce com um olho só e assusta moradores

17 de novembro de 2025

Um filhote de gato nasceu com apenas um olho no distrito de Nova Conquista, interior de Vilhena, em Rondônia, na última...

Inexplicável- Uma múmia com sangue nas veias

Inexplicável- Uma múmia com sangue nas veias

17 de novembro de 2025

Em 1971, arqueólogos chineses encontraram o corpo de Xin Zhui, uma nobre do século 2 a.C., tão bem preservado que...

AS MAIS LIDAS

Em Manaus, menino de 4 anos com sintomas gripais morre em hospital e família aponta erro médico
Cidades

Em Manaus, menino de 4 anos com sintomas gripais morre em hospital e família aponta erro médico

25 de novembro de 2025
Vídeo forte mostra motociclista agonizando com pulmão exposto após acidente
Brasil

Vídeo forte mostra motociclista agonizando com pulmão exposto após acidente

21 de novembro de 2025
Vídeo forte: No Ramal do Brasileirinho, dois homens são levados para serem executados
Boletim de Ocorrência

Vídeo forte: No Ramal do Brasileirinho, dois homens são levados para serem executados

26 de novembro de 2025
Criminosos abordam casal, perguntam por documento e matam homem no Novo Aleixo; veja
Boletim de Ocorrência

Criminosos abordam casal, perguntam por documento e matam homem no Novo Aleixo; veja

25 de novembro de 2025
“Papai Noel” o operador do guindaste que desabafou e matou um trabalhador, foi preso
Boletim de Ocorrência

“Papai Noel” o operador do guindaste que desabafou e matou um trabalhador, foi preso

23 de novembro de 2025

Portal Msktv

  • João Dantas
  • maskate.news@msktv.com.br
  • (92) 99404-0333

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • administracao@msktv.com.br
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • Lauren Bernardo
  • tvmaskate@msktv.com.br
  • (92) 99337-0777

PDEX's 1k

  • diretoria@msktv.com.br
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2025 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV COMUNICAÇÃO CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Aguardem, novidades em breve.
  • Enquete
  • Manutenção
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Votação Pra cima

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.