logo-2023
Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Sem categoria

Aleam destaca propostas e novas Leis dedicadas à garantia dos direitos consumeristas

16 de março de 2023
em Sem categoria
0 0
Aleam destaca propostas e novas Leis dedicadas à garantia dos direitos consumeristas

Foto: Danilo Mello

facebookTwitterWhatsapp

Todo ano, no dia 15 de março, é comemorado no Brasil o Dia do Consumidor, uma data marcada por promoções do comércio e que destaca os direitos dos consumidores nas relações de compra e venda de produtos. A data nasceu de um discurso do então presidente dos Estados Unidos da América, J. F. Kennedy, sobre os direitos dos consumidores, e também é uma alusão ao Código de Defesa do Consumidor no Brasil, que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o tema é objeto de várias novas Leis, que já entraram em vigor, ou de Projetos de Lei, que ainda estão tramitando pela Casa Legislativa. O Parlamento estadual também tem uma Comissão Permanente de Defesa do Consumidor (CDC), atualmente presidida pelo deputado estadual Mário César Filho (UB), que recebe denúncias e reclamações de cidadãos e realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais.

Entre as novas Leis dedicadas ao tema, destaca-se a Lei nº 6.077/2022, que dispõe sobre a proibição da distribuição ou venda de sacolas plásticas e disciplina a distribuição e venda de sacolas biodegradáveis ou biocompostáveis a consumidores, em todos os estabelecimentos comerciais do Estado. A Lei é oriunda do PL nº 368/2022, de autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Essa nova Lei pode ser complementada pelo PL nº 107/2023, de autoria do deputado Mário César Filho. Caso seja aprovada, a propositura tornará obrigatória a fixação de adesivo informativo sobre a proibição da venda de sacolas plásticas a consumidores prevista na Lei nº 6.077/2022, em todos os estabelecimentos comerciais no Estado do Amazonas.

Várias das novas Leis vigentes foram propostas após a atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, que investigou os excessos e atuação irregular da concessionária de energia no Estado, buscando evitar que empresas concessionárias de serviços públicos cometam irregularidades na prestação de serviços.

Entre essas novas Leis podemos destacar a de nº 6.098/2022, que assegura o direito à continuidade no fornecimento de energia elétrica à unidade consumidora habitada por Pessoa com Deficiência (PCD) ou doença crônica que necessite de tratamento ou procedimento médico com o uso continuado de aparelhos, proposta do PL nº 230/2022, do deputado Felipe Souza (Patriota).

Outra propositura que se originou graças à atuação da CPI foi a Lei nº 6.068/2022, que proibiu a troca de medidores padrões de energia elétrica e de similares, instalados pelas concessionárias e prestadoras de fornecimento de energia elétrica, sem a devida comunicação prévia ao consumidor de ao menos 10 dias, originada no PL nº 87/2022, do deputado estadual João Luiz (Republicanos).

O deputado João Luiz também foi autor do PL nº 79/2022, que foi aprovado como Lei nº 5.966/2022, que obriga as empresas prestadoras de serviços de internet, TV por assinatura, empresas de telefonia fixa e móvel, a cancelarem a multa contratual de fidelidade quando o consumidor comprovar que perdeu o vínculo empregatício após a adesão ao contrato.

Ainda tramita na Casa o PL nº 167/2023, que cria o programa de realização de palestras e atividades extracurriculares sobre o Código de Defesa do Consumidor e Educação Financeira nas escolas públicas, e o PL nº 237/2023, que cria o Selo Segurança Alimentar, a ser conferido aos bares, restaurantes e estabelecimentos que ofereçam aos consumidores a opção de refeições livres de lactose e de glúten, ambos de autoria do deputado Rozenha (PMB).

Atividades da CDC/Aleam

A Assembleia Legislativa também apoia os consumidores, por meio da CDC, que recebe reclamações e denúncias de cidadãos, analisa se o fato tem relação de consumo, e, se tiver, notifica a empresa e agenda uma Audiência Conciliação na sede da Comissão na Assembleia.

Caso não exista conciliação, a CDC envia a reclamação do consumidor para justiça comum.

Para receber atendimento na Comissão, os consumidores podem solicitar informações pelo telefone 3183-4451 e, para efetivar a denúncia, devem comparecer presencialmente na CDC, que fica no 4º andar da sede da Aleam.

Recomenda-se que quem busca atendimento leve os documentos pessoais e comprovante de residência para registrar a reclamação. O atendimento funciona de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A Comissão também faz blitz de fiscalização em empresas para verificar se as relações de consumo estão sendo cumpridas, como supermercados e postos de combustível, realiza pesquisas e elabora relatórios de preços comparativos dos produtos vendidos no Amazonas.

Foto: Danilo Mello
O que você achou dessa matéria?
BoaRuim
Tags: aleamAmazonasDEPUTADOSDIA DO CONSUMIDOR

Relacionado Posts

Super Mercado Adão e Eva

Super Mercado Adão e Eva

10 de outubro de 2025

DE CARA NO POSTE – Policial acaba ferido após perseguir pilantra

DE CARA NO POSTE – Policial acaba ferido após perseguir pilantra

5 de outubro de 2025

Uma perseguição policial terminou na noite deste domingo (5), na Rua Abílio Alencar, bairro Alvorada, zona centro-sul de Manaus, deixando...

ESTRANGULADO – Empresário é encontrado morto em sítio

ESTRANGULADO – Empresário é encontrado morto em sítio

5 de outubro de 2025

Hillace Lavor Perroni, de 55 anos, empresário, foi encontrado morto na tarde do último sábado em seu sítio na rodovia...

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado

25 de setembro de 2025

Jr. Pesca

Jr. Pesca

25 de setembro de 2025

Alex Cell a Loja Mais Completa da Cidade

Alex Cell a Loja Mais Completa da Cidade

22 de setembro de 2025

AS MAIS LIDAS

"Tenho filho, por favor": vídeo forte mostra mulher implorando para não ser executada por facção
Brasil

“Tenho filho, por favor”: vídeo forte mostra mulher implorando para não ser executada por facção

4 de outubro de 2025
Vídeo: Preso é obrigado a sentar ‘na boquinha da garrafa’ e agredido dentro de cela no Amazonas
Boletim de Ocorrência

Vídeo: Preso é obrigado a sentar ‘na boquinha da garrafa’ e agredido dentro de cela no Amazonas

8 de outubro de 2025
No Alvorada, adolescente autista coloca a 'pimb4' pra fora e se esfrega em mulher na rua
Boletim de Ocorrência

Vídeo: No Alvorada, adolescente autista coloca a ‘pimb4’ pra fora e se esfrega em mulher na rua

2 de outubro de 2025
IMAGEM FORTE: Crianças indígenas são esquart3jadas pelo irmão no Amazonas
Boletim de Ocorrência

IMAGEM FORTE: Crianças indígenas são esquart3jadas pelo irmão no Amazonas

9 de outubro de 2025
Em vídeo, rapaz confessa que esquartejou irmãos de 5 e 2 anos a mando do tio no Amazonas
Boletim de Ocorrência

Em vídeo, rapaz confessa que esquartejou irmãos de 2 e 5 anos a mando do tio no Amazonas

9 de outubro de 2025

Portal Msktv

  • Lauren Bernardo
  • maskate.news@msktv.com.br
  • (92) 99404-0333

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • administracao@msktv.com.br
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • Mário Bacunin
  • tvmaskate@msktv.com.br
  • (92) 99337-0777

PDEX's 1k

  • Mário Bacunin
  • diretoria@msktv.com.br
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2025 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV COMUNICAÇÃO CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Enquete
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.