Alunos de escolas públicas e privadas conheceram nesta quinta-feira, 8, os cursos de aprendizagem industrial e qualificação profissional da Escola SENAI Waldemiro Lustoza, em mais uma edição do Mundo SENAI. A programação seguiu por todo o dia, com realização de oficinas com demonstrações dos cursos de solda, metalmecânica, automotiva, química, logística, entre outros. Representantes de empresas do Polo Industrial de Manaus e do Sebrae Amazonas também participaram da programação, que continua nesta sexta-feira, nas escolas SENAI nos municípios de Iranduba, Itacoatiara, Parintins e Manaquiri com o Barco-escola SENAI Samaúma II.
A analista de treinamento e desenvolvimento da empresa Sodecia, Ana Lúcia Marinho, aproveitou a oportunidade para saber como os seus aprendizes estão se saindo no curso de Aprendizagem Industrial de Usinagem. Segundo a analista, a empresa valoriza os cursos de aprendizagem do SENAI, porque é uma empresa que investe na qualificação do jovem aprendiz técnico. “Essa qualificação para nós é um investimento retornável, por que retornável? Porque hoje eles estão se profissionalizando tecnicamente, mas amanhã eles estarão dentro da indústria, somando com a gente e fazendo com que a empresa evolua em qualidade no processo industrial”, ressalta a analista.
De acordo com o professor do curso de aprendizagem industrial de usinagem, Fábio Costa Silva, o mercado de trabalho para esses alunos está bem aquecido. Na área de manutenção, em que os profissionais irão atuar, eles vão auxiliar, tanto na área de manutenção quanto na de ferramentaria, com a fabricação de peças, para maquinários. Como exemplo, Silva explica que se uma máquina quebra e, infelizmente, tem que importar a peça, a empresa, tendo esse profissional, poderá produzir a peça de substituição, até que chegue a peça padrão, evitando que a máquina fique parada, gerando custos.
Para o aluno do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Edinir Telles Guimarães, Ruan Silveira de Souza, 15 anos, o evento é uma experiência muito interessante, pois o tirou do ambiente escolar para apreciar novas áreas de conhecimento. Souza se interessou pelos cursos da área automotiva, e disse ter gostado mais por saber que pode ingressar na área. “Eu pretendo seguir nesta área, já tinha um conhecimento pequeno e, com as informações que obtive hoje, eu achei mais interessante ainda”, disse o estudante.
A aluna Stephany Malcher, 19 anos, aprendiz da empresa Moto Honda, do curso de Aprendizagem Industrial para Programador e Operador de Torno e Centro de Usinagem CNC, apresentou o processo CNC. Segundo a aprendiz, as máquinas CNC são utilizadas para produzir peças e componentes metálicos com geometria cilíndrica e de PVC rígido, este último muito trabalhado na aprendizagem, por ser um material mais leve e que não demanda muito trabalho no início. Apresentou ainda o uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e as máquinas utilizadas para a produção das peças.
A Escola SENAI também recebeu a visita de representantes do Sebrae Amazonas, que conheceram as instalações e os cursos oferecidos em visita guiada pelo gerente da unidade, José Alan Moreira.
A programação do Mundo SENAI continua nesta sexta-feira, 9, nos municípios de Itacoatiara (Escola SENAI Ernesto Thalheimer), Iranduba (Agência SENAI Elias Jacob Benzecry), Parintins (Escola SENAI Padre Francisco Luppino) e Manaquiri por meio do Barco-escola SENAI Samaúma II. a programação completa pode ser acessada pelo site www.fieam.org.br/senai ou redes sociais Instagram e Facebook SENAI Amazonas.
Foto: Divulgação