Honrando o maior estado da Federação e, principalmente, continuando o legado de seu pai – o defensor das minorias, Alberto Simonetti Cabral Filho, que foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas; e irmão de Alberto Simonetti Cabral Neto, ex-conselheiro federal da Ordem -, o advogado amazonense Beto Simonetti, atual presidente da OAB Nacional, foi reeleito nessa sexta-feira (31/1) para seu segundo mandato à frente da entidade. Ele recebeu 100% dos 81 votos válidos e comandará a instituição até 2028, em francês. hors concours, em bom português, não teve pra ninguém.
A eleição foi realizada em Brasília, no Auditório Externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A posse do presidente e da nova diretoria começou neste sábado (1º/2), também no STJ, a partir das 9h. As cerimônias não serão realizadas na sede da OAB devido à reforma em andamento após o incêndio ocorrido em 2024.
União é tudo
“Agradeço a todos os conselheiros e conselheiras federais que, juntos, compreenderam o significado estratégico da união. A união nos levará a conquistar e a vencer todo e qualquer acinte contra a advocacia. A OAB segue de portas abertas. Viva a advocacia do Brasil”, afirmou Beto Simonetti em discurso após a reeleição.
Casado e pai de dois filhos, Simonetti, com 46 anos, lidera a chapa “OAB de Portas Abertas”, dando continuidade à gestão anterior. Ele entra para a história como o primeiro presidente reeleito da entidade desde a redemocratização do Brasil.
A partir da primeira gestão de Simonetti, iniciada em 2022, entraram em vigor novas regras que exigem a composição de ao menos 50% de mulheres e de 30% de negros ou pardos em todas as instâncias decisórias da entidade.
Confira a composição da nova diretoria eleita da OAB Nacional:
- Felipe Sarmento (Alagoas), vice-presidente;
- Rose Morais (Sergipe), secretária-geral;
- Christina Cordeiro (Espírito Santo), secretária-geral-adjunta;
- Délio Lins e Silva Júnior (Distrito Federal), diretor-tesoureiro.
Biografia
Beto Simonetti é advogado desde 2001. É formado em Direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Entre as diversas funções que exerceu no Sistema OAB estão a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia e ouvidor-geral.O Colégio Eleitoral foi presidido pelo conselheiro federal Luiz Viana Queiroz e secretariado pela conselheira federal Ana Vládia Martins Feitosa.