Conhecido por todos como “Sêo” Carlos, o empresário Carlos dos Santos Braga, pai do senador Eduardo Braga, faleceu na noite de domingo, causando comoção nos amigos, funcionários e naqueles que ouviram conselhos dele, já que era uma pessoa acessível e sempre disposta a ouvir quem o procurasse, segundo testemunho de pessoas próximas a ele. Por toda a manhã e começo da tarde desta segunda-feira, amigos, funcionários e autoridades constituídas do estado e do município, foram até o Centro de Convenções Vasco Vasques, na Constantino Nery, cumprimentar os familiares e dar o último adeus. Seu sepultamento ocorreu no cemitério de São João Batista.
Ele estava internado há cerca de um mês e meio no Hospital Adventista e a família esperava que saísse para comemorar seu centenário, que ocorreria em setembro. Deixa cinco filhos, netos e bisnetos. Ele contava 99 anos.

Grande empreendedor
O empresário Carlos Braga foi bem mais que pai do senador e ex-prefeito de Manaus e ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga. Ele também marcou época como um dos maiores empreendedores do Estado, a partir de uma história construída pela família desde a década de 60.
Nesta época, ele deixou o Pará para se instalar aqui, criando o grupo Braga, com investimentos principalmente no mercado automotivo, gerando muitos empregos e renda na capital amazonense com a criação de empresas como a Braga e Companhia e a revenda de veículos das mais importantes marcas internacionais.

Romaria em seu escritório
Mais do que inspirador da carreira vitoriosa do filho mais famoso, “sêo” Carlos inspirou ainda vários outros políticos e gestores que costumava receber em sua histórica residência na Morada do Sol. Ali manteve, até meados da década passada, um escritório pelo qual passaram quase todos os políticos que exerceram cargos eletivos no Amazonas nas últimas quatro décadas.
Especialmente no período em que o filho exerceu os cargos de prefeito de Manaus e governador do Amazonas, ele atuava como uma espécie de aparador de arestas e influenciador, intermediando conflitos e resolvendo problemas, sempre muito discretamente.

Grupo empresarial
Mas foi bem antes, como empreendedor, que ele e os irmãos construíram uma história de sucesso. Egressos do Oeste do Pará, eles criaram um grupo empresarial forte e prestigiado em Manaus no ramo automotivo. Foram pioneiros no mercado e uma das primeiras famílias paraenses a adotar o Amazonas como casa e alvo de investimentos, bem antes da instalação da Zona Franca de Manaus.

Autoridades se manifestam
Por volta das 11:30 hs, o salão estava lotado, com várias autoridades e figuras conhecidas do cenário político, como o senador Plínio Valério, a deputada Alessandra Campelo, o titular da Semulsp, Sabá Reis, o presidente da Fieam, Antônio Silva, o ex-deputado estadual Dermilson Chagas, o ex-secretário de Cultura, Robério Braga, enfim, uma infinidade de pessoas conhecidas do cenário local.
Autoridades, amigos e políticos lamentaram a morte dele. A Câmara Municipal de Manaus (CMM), manifestou “profundo pesar pelo falecimento do pai do senador Eduardo Braga (MDB), Carlos dos Santos Braga, aos 99 anos, ocorrido neste domingo (11). Carlos dos Santos Braga era considerado pela família um homem honrado, exemplo de integridade, fé e amor, e sua perda é lamentada por todos que o conheceram. A CMM se solidariza com o senador Eduardo Braga, seus familiares e amigos, ao mesmo tempo em que oferece condolências e orações para que possam enfrentar essa irreparável perda”.

Simplicidade e firmeza
O prefeito de Manaus, David Almeida, escreveu na rede social: “Manaus se une em respeito e gratidão à memória de um homem que, com sua simplicidade e firmeza, marcou a vida de todos ao seu redor”. O ex-prefeito de Manaus, Serafim Correa, também compartilhou os pêsames pela morte de Carlos Braga. O senador Omar Aziz e o governador Wilson Lima foram as primeiras autoridades a chegarem logo no começo da manhã para dar os pêsames ao senador Eduardo Braga e sua esposa, Sanda Braga, que desde que o corpo do empresário foi trasladado para o local, estavam presentes.