Na tarde desta segunda-feira (25), a apresentadora Ana Paula Minerato foi desligada da Band após ser acusada de fazer declarações racistas. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora, que ressaltou que as falas atribuídas à apresentadora não estão alinhadas com os valores e diretrizes do grupo Bandeirantes.
Minerato apresentava um programa de rádio na Band FM, onde entrevistava artistas e personalidades do mundo da música. Em nota, a emissora afirmou: “A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa.”
Além da demissão, Minerato também perdeu o posto de musa da escola de samba Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do Corinthians, em decisão tomada ainda na manhã de hoje.
Entenda o caso
No domingo à noite, áudios atribuídos a Ana Paula Minerato começaram a circular nas redes sociais. Nas gravações, a apresentadora supostamente chama uma jovem negra de “neguinha” e afirma que ela tem “cabelo duro”. Em outro trecho, ela teria dito que “a jovem deve ter pai ou mãe vindo da África. É sempre assim.”
As declarações atribuídas a Minerato geraram indignação nas redes sociais, com internautas pedindo medidas imediatas por parte das instituições associadas à apresentadora. A Band e a Gaviões da Fiel agiram rapidamente, anunciando seu desligamento.