Encontrados”continentes subterrâneos” escondidos no manto da Terra
Começou com Sir Walter Raleigh, corsário do Século XV, que teria encontrado uma abertura nas geleiras da Antártida com um imenso ecossistema em seu interior, diferente de fora, com clima ameno, vegetação intensa e calor. Na época da Segunda Guerra Mundial, pilotos alemães também visualizaram a mesma entrada, daí surgindo a Lenda de Agartha, cidade subterrânea perdida e habitada no interior do nosso planeta.
Agora, pesquisadores encontraram estruturas localizadas a mais de dois mil quilômetros de profundidade e têm pelo menos meio bilhão de anos.
Eles descobriram duas gigantescas estruturas ocultas no manto terrestre, apelidadas de “ilhas subterrâneas”, com dimensões comparáveis às de continentes. Localizadas a mais de dois mil quilômetros de profundidade, essas regiões se destacam por serem mais quentes e antigas do que o entorno, com uma idade estimada em pelo menos meio bilhão de anos.
Chamadas de Províncias de Baixa Velocidade Sísmica (LLSVPs), as estruturas foram identificadas por meio da análise de oscilações geradas por grandes terremotos. Segundo a professora Arwen Deuss, da Universidade de Utrecht, ninguém sabia o que elas eram ou se eram fenômenos temporários ou estruturas permanentes de milhões ou bilhões de anos. “As LLSVPs estão cercadas por um cemitério de placas tectônicas afundadas, resultado de um processo chamado subducção”, disse ela.