Após prisões envolvendo rifas, influenciadores de Manaus decidem devolver dinheiro de seguidores
Quem tem cu, tem medo! Esse dito popular nunca fez tanto sentido nesses últimos dias no meio dos influenciadores de Manaus
Após a prisão de Lucas Picolé, 24, Isabelly Aurora, 21 e o ex dela, Paulo Victor, 25, nomes como Sereia do Amazonas, Leandro Leitte, Jardel Progenio e Ruivinha de Marte, informaram que estão devolvendo o dinheiro aos seguidores que compraram suas respectivas rifas.
O comediante Leandro Leitte foi um dos primeiros a se pronunciar sobre o caso. A situação virou até piada em seu show de Stand-Up.
O humorista conta que realmente ficou com medo após ver as prisões acontecendo. No vídeo divulgado em sua conta do Instagram, Leitte relata que estava sorteando uma moto modelo Honda Pop 100 de ‘segunda mão’, mas que já cancelou e está devolvendo o dinheiro de todo mundo.
Lucas Picolé foi preso na quinta-feira (29/06), quando muitos desses blogueiros curtiam o Festival de Parintins, e ao ficarem sabendo das prisões, nomes como Sereia do Amazonas e Jardel Progenio já foram logo gravando stories dizendo que estavam dispostos a devolver todo o dinheiro arrecado nas rifas.
Sereia foi uma que afirmou passar o dia todo, se possível, fazendo a devolução.
Ruivinha de Marte possui uma conta específica para a venda das rifas, e nesta quarta-feira (05/07), emitiu uma nota afirmando que “todos os valores investidos na compra dos bilhetes serão integralmente devolvidos aos participantes”.
Entenda o crime
Durante coletiva de imprensa, o delegado Cícero Túlio, responsável pera Operação Dracma, onde os influenciadores foram presos, explica que toda espécie de rifa que é promovida pela internet é ilegal.
“Para que haja validade dessas rifas, é necessário que se tenha constituído uma empresa com CNPJ válido, e que essa empresa promova as rifas com cunho filantrópico, sem qualquer espécie de ganho ou lucro. E que haja principalmente a autorização por parte do Mistério do Economia”, disse a autoridade.
Dentre os crimes dos influenciadores estão estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa, fraude no comércio, receptação qualificada, promoção e jogos de azar, publicidade enganosa e crimes contra as relações de consumo.
Foto: Reprodução
Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas.