Nesta segunda-feira (30), acontece a contagem dos votos às 14h no horário de Manaus (15h no horário de Brasília), e será divulgado o resultado do 58º Festival Folclórico de Parintins, a apuração decisiva, que coroará o vencedor entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido, acontecerá no Bumbódromo, palco das apresentações memoráveis das últimas três noites. Neste ano, o Boi Caprichoso emocionou o público com o tema “É tempo de retomada”, enquanto o Boi Garantido trouxe para a arena “Boi do povo, boi do povão”.
Os critérios dos jurados acontece da seguinte forma: a cada noite de apresentação, 21 quesitos, ou “itens”, são avaliados por jurados especializados, com notas que variam de 0 a 10. Esses itens são organizados em três blocos distintos, cada um com sete quesitos, conforme suas características, sendo, bloco A: engloba quesitos comuns e musicais, focando na sonoridade e na performance geral.
Bloco B: abrange itens relacionados à cenografia e coreografia, avaliando a beleza visual e a sincronia dos movimentos. Bloco C: reúne a parte artística do evento, valorizando a originalidade, a criatividade e a expressividade.
Cada bloco é julgado por um grupo de três jurados, selecionados por suas especializações e alinhamento com as necessidades do respectivo bloco. É pré-requisito para todos os jurados possuir um sólido referencial teórico em folclore e experiência comprovada em trabalhos que contemplem as manifestações folclóricas e culturais brasileiras.