Home Cidade Exame para checar níveis de Vitamina D no organismo é obrigatório no Amazonas

Exame para checar níveis de Vitamina D no organismo é obrigatório no Amazonas

2 min ler
0
0
194

O exame para checar níveis de vitamina D no organismo agora é obrigatório. A medida foi sancionada no dia 12 de janeiro, e orienta que médicos da rede pública de Saúde incluam nos exames de rotina checagem das dosagens do pró-hormônio no corpo humano. Especialista afirma que a substância é importante para fortalecer o sistema imunológico de doenças, como a Covid-19.

“A vitamina D não é apenas uma vitamina, ela é um hormônio, por isso ela participa de diversas funções do nosso organismo. A falta dela pode gerar um aumento no risco de problemas cardíacos, diabetes, certos tipos de câncer e facilitar a infecção por gripes e resfriados, porque ela auxilia na manutenção do nosso sistema imunológico”, explicou a pediatra Jackeline Galdino, servidora Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Covid-19 – A médica alerta ainda para a importância que a substância desempenha em meio a pandemia de Covid-19. “Foi observado por estudos ao longo desses anos de pandemia, que as pessoas que possuem a vitamina D, normal, têm uma evolução mais favorável para a Covid-19, um dos estudos foi conduzido por pesquisadores da Universidade Northwestern nos Estados Unidos”, informou.

Cuidado – Os benefícios da vitamina D são incontestáveis, no entanto, o seu uso sem prescrição médica ou aconselhamento profissional é desaconselhado. O excesso da substância no organismo pode ter efeitos adversos e até causar doenças, como explica a médica.

Foto: Laboratório Bionuclear

Carregue mais por Marcia Passos
Carregue mais em Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Foi em cana após bater em ex dentro de igreja

Um flanelinha de 41 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso após ameaçar a ex-compa…