Pessoas que enfrentaram graves problemas de saúde, principalmente respiratórios, provocados pela Covid-19 e, mesmo após recuperar-se da doença continuam com sequelas, agora poderão contar com o Centro Especializado de Reabilitação (CER) Professor Rolls Gracie. O novo espaço inaugurado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, nesta quinta-feira, 10/12, será gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e está localizado na rua Teresina, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.

O centro é o primeiro da região Norte com essas características e oferece um serviço avançado de reabilitação respiratória àqueles com sequelas pulmonares decorrentes da Covid-19, além de atendimentos às Pessoas com Deficiência (PcDs). “Estou cansado de ver pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperaram da doença, mas não das sequelas da doença. Pessoas que praticamente ficam inutilizadas, porque não tiveram o tratamento fisioterapêutico e por isso esse centro foi criado”, declarou o prefeito, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko.

 

Arthur Neto disse ainda que o centro faz parte de um projeto maior, criado a partir da orientação de médicos do hospital Sírio-Libanês. “O projeto que vamos deixar para o próximo gestor foi feito a várias mãos e é muito bonito, mas não dava tempo de ser feito por mim, e vamos entregar ao futuro prefeito, para que ele execute, porque é muito grande”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.  A primeira-dama complementou que a ideia do centro nasceu durante o tratamento que o prefeito realizou quando enfrentou a doença. “Esse centro de reabilitação surgiu quando o Neto adoeceu de Covid-19 e nós entendemos a importância da fisioterapia no protocolo de tratamento da doença e a obra veio com essa finalidade, de dar sequência ao tratamento. Essa é só o início e esperamos que outros espaços desses sejam criados”, explicou Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Segundo o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, a Prefeitura de Manaus atuou de forma enérgica no combate à Covid-19, com o esforço e a dedicação dos servidores, mas os resultados são alentadores. “O município de Manaus entrega, hoje, a melhor atenção básica já registrada na cidade. Vamos entregar com um indicador muito próximo aos 70%. Foram muitas conquistas, com muitas clínicas da família inauguradas e outras por entregar e este centro de reabilitação que atende pessoas com sequelas de Covid-19”, afirmou.