A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) retornará as aulas 100% presenciais em 10 janeiro de 2022, de acordo com o calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE).

No retorno será obrigatório o uso de máscara durante permanência nas dependências Ufam, e ainda serão disponibilizados totens com álcool em gel em locais estratégicos. O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, afirma que a federal irá seguir o plano de biossegurança.

“Embora esteja estabelecido a data de 10 de janeiro para retorno das aulas cem por cento presenciais, ressaltamos que nós ainda estamos em um período de pandemia, assim, cada unidade acadêmica e administrativa, deverá seguir o plano de biossegurança da unidade, ouvido o Comitê Local de Biossegurança (CL-Bio)”, disse Lopes.

Pró-Reitor explica, ainda, que o retorno presencial em sua totalidade é a terceira fase do Plano de Biossegurança e Resolução aprovada pelo CONSEPE para continuidade das aulas interrompidas (março de 2020) por conta da Pandemia.

Primeiramente, foi aprovado o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em agosto de 2020 (Resolução 003/2020), com a aprovação do Calendário Acadêmico Especial, estabelecendo 75 dias efetivos de aulas.

Após essa primeira experiência, em 2021, com resultados positivos, a PROEG propôs novo calendário para realização dos semestres 2020/1 e 2020//2.

Foto: Reprodução