O tão esperado Bloco das Piranhas, tradicionalíssimo em Manaus, acontecerá no domingo, 15 de fevereiro, a partir das 16h, no Sambódromo de Manaus, com entrada gratuita, incentivando a doação de 1kg de alimento não perecível e destacando a criatividade nas fantasias com uma programação musical local.
Este é um dos blocos mais tradicionais e irreverentes do Carnaval Manauara, prometendo muita animação e diversidade cultural. Além de toda a irreverência e alegria, o bloco é conhecido por promover ações sociais, com a distribuição de alimentos que são destinados às famílias de baixa renda.
O Bloco das Piranhas 2026, um dos mais tradicionais do Carnaval de Manaus, já tem data marcada. A festa acontece no dia 15 de fevereiro, a partir das 16h, no Sambódromo, com entrada gratuita e expectativa de grande público.

Quase cinquentão
Com quase cinco décadas de história, o bloco é conhecido pela irreverência, fantasias criativas e forte participação popular. Criado no início da década de 1980, o Bloco das Piranhas completa 46 anos como uma das principais manifestações do carnaval de rua da capital amazonense. O evento reúne foliões de todas as idades e se consolidou como símbolo de diversão, humor e liberdade de expressão durante o período carnavalesco.

Shows e atrações confirmadas
A programação musical deste ano contará com artistas locais e muita animação no palco. Kelton Piloto, Bateria dos Besouros, Evandro Jr, George Japa, Rebeca Grana e DJs Layla Abreu nos intervalos. Os DJs mantêm o ritmo da festa entre as apresentações, garantindo música sem pausa ao longo do evento. Além da folia, o bloco reforça seu lado solidário. A organização incentiva o público a doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a iniciativas sociais em Manaus. Com o slogan “Monte seu look e prepare sua fantasia”, o bloco estimula a criatividade dos foliões, marca registrada do evento.
O Sambódromo, que integra o calendário cultural da cidade, foi escolhido novamente por oferecer estrutura adequada para grandes públicos.A expectativa é repetir o sucesso das edições anteriores e reunir milhares de pessoas em mais uma grande celebração do Carnaval de Manaus.

Vendas impulsionam comércio
Nas prateleiras das lojas tem de tudo: fantasias para as escolas de samba, acessórios de beleza e até as roupas sob medida para quem quer fazer bonito nas bandas e blocos de carnaval. Paetês, tule, cetim e bordados, plumas também são materiais que estão nas vitrines das lojas dos centros comerciais da capital amazonense. Tudo com muito brilho para chamar a atenção dos clientes.
As lojas de artigos carnavalesco no centro de Manaus apostam no colorido e nas promoções para atrair os clientes, afirma Marcia Monteiro que é gerente de uma loja especializada. As fantasias e adereços são os mais procurados pelos foliões. Segundo a gerente da Loja, alguns itens são tão consumidos que o estoque esgotou dias vezes em menos de 30 dias.
De acordo com a Câmara de Dirigente Lojista de Manaus, a expectativa é que as vendas aumentem pelo menos 5% esse ano. Um crescimento tímido, mas que segundo Ralph Assayag ajuda a impulsionar o comércio da capital amazonense.

Economia informal promete bombar
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), abriu 200 vagas para vendedores informais que atuarão no entorno do centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, durante o Carnaval 2026, que acontece nos dias 12, 13 e 14/2.
A iniciativa tem como objetivo informar todos os requisitos necessários para que o evento ocorra de forma organizada e regularizada com a comercialização de produtos como água, refrigerantes, sucos, guloseimas e carne na chapa, garantindo oportunidades de renda aos trabalhadores informais e segurança aos foliões.
Durante o evento será proibida a comercialização de produtos em garrafas de vidro e churrasco no espeto. A medida visa proporcionar um ambiente seguro, organizado e acessível para vendedores e foliões, contribuindo para um Carnaval mais estruturado na capital.

Oportunidade de ganhos nos barracões
Para empregos nos barracões do Carnaval de Manaus 2026, as oportunidades são focadas em produção de fantasias e alegorias, com trabalhos temporários para costureiras, escultores e artistas, remunerados por temporada, enquanto o comércio informal (vendedores de água, sucos, etc.) teve inscrições recentes para atuar no entorno do Sambódromo.
Os interessados em trabalhar dentro da produção das escolas devem procurar diretamente as Escolas de Samba (G.E. e Acesso) ou contatos de artistas/diretores de harmonia/carnaval, pois as vagas Funções: Costureiras (fantasias), escultores, aderecistas, artistas de chão, montadores de alegorias, pintores etc.











