Nesta sexta-feira (21), os policiais civis da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) apresentaram os resultados da Operação Mordaça, que prendeu 6 blogueiros que administravam páginas de fofoca no município de Borba, no Amazonas, e divulgavam informações difamatórias sobre pessoas e, posteriormente, extorquiam dinheiro das vítimas.
Os presos, conhecido como ‘Focas’, foram identificados como Bruna de Souza Valente, 23 anos; Clícia Mar Cardoso, 24; Cris Luan dos Anjos Oliveira, 20; Ketelen de Oliveira Frota, 20; Moisés Moçambique Cadacho, 25; e Wesley Froes Campos, 29.
O delegado Jorge Arcanjo, explicou que as investigações revelaram que o grupo utilizava cinco perfis em redes sociais para disseminar difamações. As postagens incluíam alegações de relacionamentos extraconjugais e falsas acusações de que algumas pessoas estariam infectadas pelo vírus HIV.
“Os suspeitos exigiam dinheiro das vítimas que os procuravam, oferecendo, em troca, a remoção das publicações difamatórias ou a revelação de quem teria iniciado a ‘fofoca’. Em um dos casos, um dos perfis chegou a exigir favores sexuais de uma mulher, determinando que ela mantivesse relações com qualquer pessoa indicada pela página. Essa situação foi frustrada com a deflagração da operação”, relatou Arcanjo.
Além dos crimes de difamação e extorsão, o grupo usava os perfis para recrutar pessoas interessadas em jogos de azar on-line, incluindo o “Jogo do Tigrinho”.
“O grupo estava em atividade há cerca de um ano e meio e criava ‘caixinhas de perguntas’, recebendo mensagens anônimas sobre moradores locais e divulgando o conteúdo sem qualquer filtro. Eles chegaram a atacar um padre e a própria Igreja Católica”, explicou o delegado.
Donos de páginas de fofoca de Borba são presos por difamação e extorsão Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim.