Nesta terça-feira (1º) o Ministério das Comunicações lança o Programa Norte Conectado, que tem como objetivo levar conexão de internet banda larga para municípios da região que precisam de melhoria na rede de telecomunicações.

O presidente Jair Bolsonaro participou do evento no Palácio do Planalto, assinando decreto que regulamenta lei nº 13.116/2015, conhecida pelo setor de telecomunicações como a Lei das Antenas.

O decreto vai facilitar o processo de instalação de antenas de redes móveis no país, um antigo pleito do setor de telecomunicações.

Maior infraestrutura

O Programa Norte Conectado inclui a construção de uma infraestrutura de telecomunicações em fibra óptica, com capacidade superior a 100 gibabytes por segundo (Gb/s) e a instalação de pontos de acesso à internet banda larga por satélite.

Ao todo, o projeto prevê nove infovias lançadas através dos diferentes rios da Região Amazônica, somando cerca de 10.000 km, interligando 59 municípios diretamente e atendendo a uma população de aproximadamente 9,2 milhões de habitantes.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria também assina a portaria que vai incentivar o investimento em redes de telecomunicações, simplificando regras para atrair investimentos para o setor.