Divulgado pela CBF, na quinta-feira (4), o novo Ranking Nacional de Clubes e o Ranking de Federações do futebol feminino para 2026, ficou comprovado que o Amazonas se fortalece no futebol feminino, com seis times inscritos.
O Ranking considera o desempenho das equipes nos Brasileirões A1, A2 e A3 dos últimos cinco anos, além da Copa do Brasil, que voltou ao calendário.Seis clubes representam o AmazonasNo ranking no próximo ano: Instituto 3B, Itacoatiara, Recanto, Iranduba, Tarumã e Manaus, este último estreando na lista.
Após dois anos de liderança estadual do Itacoatiara, ainda sob o nome JC, o Instituto 3B assumiu a dianteira entre os amazonenses no cenário nacional. Mesmo rebaixado da Série A1 para a A2, o tricampeão amazonense subiu do 29º para o 20º lugar.
O Itacoatiara, que garantiu permanência na Série A2, também evoluiu no ranking: aparece agora na 24ª posição, uma acima do último ano. O Recanto aparece em seguida, no 44º lugar, caindo uma posição em relação ao ranking de 2025, após disputar a Série A3 na temporada.
Já o Tarumã, em ascensão, ganhou quatro posições e ocupa o 54º lugar, sendo o quarto melhor amazonense na lista. A novidade é o Manaus, que debutou em competições nacionais em 2025 e aparece pela primeira vez, no 64º lugar.
O Iranduba, que foi referência nacional durante muitos anos, perdeu 30 posições e agora é o 74º colocado. O clube não esteve em atividade na temporada, devido a dificuldades financeiras.











