Com uma visão integradora e comprometida com as demandas culturais e sociais do Amazonas, Caio André assume a Secretaria de Cultura e Economia Criativa com o objetivo de fortalecer as tradições culturais, ampliar o acesso à cultura e consolidar o setor como um motor de desenvolvimento econômico e social no estado.
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André Pinheiro de Oliveira, foi oficialmente nomeado nesta para comandar a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) do Amazonas. Com uma trajetória marcada por sua dedicação à cultura e ao esporte, Caio André assume uma das pastas mais importantes do estado, cuja missão é preservar e promover a rica e diversificada identidade cultural amazonense.
“É uma honra imensa voltar a servir o meu estado, agora à frente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Agradeço ao governador Wilson Lima pela confiança e pela oportunidade de contribuir com essa missão tão importante.”, disse o novo titular da SEC, Caio André.
Valoriza o desenvolvimento cultural
Reconhecido por seu trabalho no fortalecimento das expressões artísticas regionais, Caio André tem sua trajetória ligada ao samba, aos bois-bumbás e ao carnaval de rua. Ele atuou no suporte jurídico a grupos culturais e na organização de eventos, como os blocos tradicionais Banda do Jacaré, Bloco dos Papudinhos, Pirão e Galo de Manaus, reforçando sua contribuição para o desenvolvimento e valorização cultural do estado.
“Reafirmo meu compromisso com o Amazonas e com todos os segmentos culturais que tornam nossa cultura tão rica e diversa. Estou aqui para trabalhar de forma alinhada, ouvir suas demandas e buscar as melhorias necessárias para fortalecer e valorizar ainda mais essa pujante riqueza cultural do nosso povo.”, disse Caio André.
Natural de Manaus, Caio André, 45 anos, é bacharel em Direito e tem mais de uma década de atuação na vida pública. Antes de ser nomeado secretário, acumulou importantes experiências em gestão, destacando-se como Diretor-Presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) e Secretário Estadual de Juventude, Esporte e Lazer.
Durante sua gestão como presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no biênio 2023/2024, Caio André implementou iniciativas que aproximaram o legislativo da população, como a criação da Câmara Cidadã e tribunas populares. Ele também liderou projetos relevantes, incluindo a proibição dos medidores aéreos de energia elétrica, que impactavam negativamente a paisagem urbana e aumentavam os custos para os consumidores.