A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou durante uma live, nesta terça-feira (9), no canal Educacional Manaus, no YouTube, o Calendário de Formação da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) para o ano de 2021. O encontro foi destinado aos gestores de escolas municipais, chefes e gerentes da Divisão Distrital Zonal (DDZ), com o intuito de sensibilizá-los em relação à importância da formação continuada dos educadores da rede municipal.

O evento contou ainda com a apresentação oficial da nova chefe da DDPM, Inêz Alcântara, além das equipes e projetos formativos e seus respectivos coordenadores. O encontro virtual teve como proposta estabelecer um diálogo direto entre aqueles que realizam a formação continuada dos educadores municipais e aqueles que fazem a gestão dos processos educacionais nas escolas.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, ressaltou a importância para professores e pedagogos da formação continuada, mesmo em momentos complicados, como o que vivemos atualmente, em decorrência da Covid-19.

“A DDPM tem nos ajudado a encontrar, via Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), soluções para o ensino remoto, buscando as tecnologias e soluções para que possamos enfrentar esse imenso desafio, conforme as orientações do prefeito David Almeida”, completou o secretário.

Para a atual chefe da DDPM, Inêz Alcântara, o diálogo faz parte da formação em toda sua amplitude, tanto da inicial quanto da formação continuada.

“Sem o diálogo é quase impossível manter uma formação, porque a formação está intrinsecamente ligada à comunicação. Estamos em um momento de transição, saindo de um processo de ensino analógico, para um ensino digital”, ressaltou.