No Amazonas, estima-se que 480 homens sejam diagnosticados com câncer de próstata. A boa notícia é que o tumor tem 90% de chances de cura, quando feito o rastreio e diagnosticado na fase inicial, explica o médico urologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Giuseppe Figliuolo.

“O câncer de próstata é o tumor mais prevalente entre os homens, que acomete principalmente na terceira idade, a partir dos 60 anos, mas também pode acometer indivíduos mais jovens. Significa que ele tem tempo para buscar atendimento médico e realizar o rastreio, mas não o faz, talvez pelo preconceito em relação ao exame de toque retal”, frisa Figliuolo.

Novembro Azul

Começou, neste domingo (1º), a campanha Novembro Azul, que tem como tema “Seja herói da sua saúde”. O movimento mundial visa alertar o público masculino, por meio de ações educativas, sobre a importância do diagnóstico precoce para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – celebrado no dia 17 de novembro.

São estimados para o país em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, ao contrário das mulheres, culturalmente, os homens não cuidam da saúde, o que tem contribuído para muitas mortes prematuras.