No último sábado à tarde, a candidata a vereadora de Manaus, Socorro Lopes, realizou uma visita emocionante ao bairro Educandos, na Zona Sul da capital amazonense. A advogada, conhecida como “Advogada do Povo”, voltou à casa onde nasceu e passou sua infância, localizada na rua Ana Nogueira, e relembrou momentos marcantes de sua vida.
Em meio à visita, Socorro e seus familiares não conseguiram conter a emoção ao revisitarem o imóvel que foi palco de tantas lembranças. “Foi aqui que nasci e cresci. Meus pais não deixavam a gente sair para brincar na rua. Nós só estudávamos. Minha mãe dizia que o estudo era a única saída”, contou, emocionada.
Revivendo o passado, a candidata lembrou os dias em que, ainda pequena, dava aulas para as crianças da rua onde morava. “Eu não podia brincar, então dava aulas. Usava latas de leite condensado para ferver e fazia doce de leite para comermos. Era a nossa diversão”, recordou com carinho.
A visita ao bairro também trouxe à tona lembranças dolorosas. Andando pelas ruas do Educandos, Socorro Lopes rememorou o drama vivido pelas mais de 600 famílias que perderam suas casas no incêndio que devastou a área em 18 de dezembro de 2018. “Eu vou lutar para conseguir o Prosamim e tirar essas famílias daqui. Nesse rio [Rio Negro] eu aprendi a nadar e é muito triste ver ele poluído”, afirmou, reafirmando seu compromisso em lutar pela melhoria das condições de vida na região.
Quem é Socorro Lopes?
Socorro Lopes iniciou sua trajetória profissional como professora no Movimento Brasileiro de Alfabetização, o MOBRAL, onde deu seus primeiros passos no campo da educação. Posteriormente, atuou como professora no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, em uma época em que as condições dos manicômios eram marcadas pelo isolamento e segregação dos indivíduos com transtornos mentais, muito diferente dos atuais Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros equipamentos de Saúde Mental.
Com uma carreira diversificada, Socorro também foi a primeira mulher a assumir plantões em delegacias como escrivã de polícia no Amazonas, desbravando um território até então predominantemente masculino. Sua trajetória continuou na Suframa e na Assembleia Legislativa, onde acumulou mais experiência.
Como membro da 1ª turma de Direito da Universidade Nilton Lins, Socorro se formou advogada, ganhando o apelido carinhoso de “Dra. Socorro Lopes, Advogada do Povo”. Essa caminhada, marcada por lutas e conquistas, reforça seu compromisso com as causas populares e a justiça social, características que ela promete levar para o legislativo municipal caso seja eleita.