Neste domingo 02/1, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou uma nova casa de farinha no Ramal do Brasileirinho, zona Leste da cidade. A obra, realizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), teve um investimento de R$ 250 mil e beneficiará diretamente cerca de 150 famílias das comunidades Água Branca, Uberê e do próprio ramal, impulsionando a produção da mandioca, principal atividade agrícola da região.
A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, além do secretário da Semacc, Wanderson Costa. Essa é a segunda Casa de Farinha entregue pela atual gestão, consolidando o compromisso da prefeitura com a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento da produção rural na capital.
Com uma estrutura moderna e equipamentos adequados, como máquinas de moagem, relador, prensa mecânica, pesagem, forno, tacho, grupo de gerador de energia e bomba d’água, o espaço permitirá que os produtores otimizem o processamento da mandioca, aumentando a produtividade e a qualidade dos derivados, como farinha, tucupi, tapioca e beiju. Além do impacto econômico, a Casa de Farinha preserva a cultura tradicional da região, aliando métodos artesanais a novas tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir o desperdício.
Incentivo
Nos últimos quatro anos, a gestão municipal incentivou o cultivo de mandioca nas comunidades de agricultura familiar de diversos polos rurais em Manaus, com a distribuição de manivas com qualidade genética e fitossanitária. Esse trabalho permite o aumento da produção da farinha, que é matéria-prima para a goma de tapioca e o pé de moleque, alguns dos subprodutos mais consumidos diariamente pelos manauaras.
Além de fomentar a economia local, essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura de Manaus com a valorização dos produtores rurais, a sustentabilidade no setor agrícola e a ampliação das oportunidades para a população da zona rural.