Home Manchete CMM aprova aumento da taxa de iluminação pública

CMM aprova aumento da taxa de iluminação pública

2 min ler
0
0
3
CONTA DE LUZ, ENERGIA, AMAZONAS ENERGIA, Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM

Foi aprovado nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei (PL), que altera a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). A nova proposta que altera a taxa de iluminação pública foi rejeitada por apenas cinco parlamentares.

Pela lei anterior, os consumidores só pagavam a taxa de iluminação pública quando o consumo ultrapassa 100 Quilowatts-hora por mês, com a mudança essa isenção é extinta. O PL vai impactar a conta de energia de mais de 400 mil famílias que eram isentas do pagamento da Taxa de Iluminação Pública e deixar a conta mais cara a partir do ano que vem.

Apenas os consumidores da Tarifa Social continuam a ser beneficiados. Toda a faixa de consumo do setor industrial e comercial também vai sofrer aumento de valores.

Durante a sessão, o secretário de Finanças esteve presente e esclareceu que a finalidade do PL é aumentar a arrecadação municipal a partir dos impostos em cima da conta de luz. Chegando ainda a afirma que caso contrário teria que tirar da educação e saúde.

Mesmo com a base governista tentando convencer Manaus de que não haverá aumento, está claro de que o cidadão irá pagar mais caro no valor final da energia, uma vez que a tarifa de iluminação vem contada na conta que chega todos os meses.

 

Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais por Portal Msktv News
Carregue mais em Manchete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

A CPI da Covid e o Relatório Final da Comissão

Para refletir… A “CPI da Covid” encerrou seus trabalhos, deixando deliberadamente sem inve…