Um século, foi o período que moradores de bairros como Morro da Liberdade, Santa Luzia, Betânia e São Lázaro esperaram para terem seus terrenos regularizados. Em um gesto carregado de emoção, David Almeida assinou a certidão de regularização fundiária dessas famílias, que chegaram a chorar de emoção no ato da assinatura.
A próxima fase é o registro cartorial, que permitirá que eles recebam, ainda em 2025, o título definitivo com o registro de imóvel em mãos, assegurando o direito à propriedade e o acesso a políticas públicas.
Em busca de alternativas

Em face dos ataques e tarifaços contra a ZFM, Bosco Saraiva começa a correr atrás de outras alternativas. Representantes da Suframa, Sedecti e Basa, embarcaram, na terça-feira, em missão com destino a Xangai (China) e Tóquio (Japão).
A agenda segue até 3 de agosto e tem como objetivo prospectar empresas asiáticas com potencial para investir na região amazônica, começando por Xangai.
Coisa nossa

Um livro produzido em Manaus é finalista no Prêmio Jabuti, o maior prêmio literário do país, na categoria ilustração. O livro “Ariá: um alimento de memória afetiva” conta com uma uma marcante colaboração de autores indígenas e não indígenas.
Ariá é o nome dado ao tubérculo nutritivo, utilizado como alimento pelos povos tradicionais do Amazonas que, com o passar das décadas, foi desaparecendo das feiras e mercados da região.
Uma jovem nonagenária

A Voz do Brasil completou 90 anos no ar. Criado em 1935 durante o governo Getúlio Vargas, o programa se chamava A Hora do Brasil, e é o programa de rádio de caráter oficial mais antigo do país ainda em execução, reconhecido pelo Guiness Book.
O noticiário atravessou transformações tecnológicas, políticas e sociais sem nunca sair do ar e agora passará, também, a ser distribuído nas plataformas de áudio digitais como Amazon, Apple Podcast, Castbox e Spotify.
Mais arisca que peixe

Discreta e despercebida, Marina Silva passou um dia em Manaus, quase invisível. Persona non grata no Forte de São José do Rio Negro, ela veio participar do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.
Foi um ato preparatório à COP-30, mas a divulgação da presença dela no evento não correspondeu à visibilidade e à mobilização que ela costuma ter em seus deslocamentos. Vade Retro!
Kim Jong-Campos

Sinésio Campos foi comparado pela Folha de S. Paulo a Kim Jong-un, Líder Supremo da Coreia do Norte, uma ironia em relação ao resultado das eleições internas do PT no Amazonas.
No dia 6 de julho, Sinésio foi reeleito e, de sobra, impôs derrota a Edinho Silva, candidato de Lula. Como Kim, ele nunca perde uma eleição, mesmo com denúncias de falcatruas e manipulação dos votos.
NINGUÉM MERECE
- “Família, pátria e o pastor do Satanás”. Assim bombou na web um vídeo em que um pastor que fugiu com a amante para Manaus, foi flagrado pela mulher.
- Esse é um dos principais fatores que fez a Igreja Católica crescer novamente.
- Uma indígena foi estuprada por policiais no Amazonas durante seis meses. A Corregedoria agiu rápido e já prendeu os envolvidos.
- O tarifaço do Trump já assusta os exportadores de açaí da região. Pudera: 1 kg do produto é vendido a 60 dólares para o Tio Sam.
- O Tucumã, diferentemente, é vendido a preço de ouro para os manauaras mesmo.
- E tome sol quente, jogando por terra todas as previsões do Inmet.
- UBS e UPAs lotadas com pessoas atingidas por síndrome gripal. é um tosse-tosse geral.