O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), está atendendo diariamente cerca de 200 famílias na tenda de acolhimento psicossocial montada na Fundação Allan Kardec, ao lado do Hospital 28 de Agosto, na avenida Mário Ypiranga Monteiro.

Os atendimentos na tenda de acolhimento psicossocial ocorrem das 8 às 18h, e são realizados por assistentes sociais, psicólogos e técnicos de ambas as secretarias, que oferecem apoio aos familiares de pacientes internados e que incluem atendimento psicossocial, informações e agendamento e envio dos boletins médicos via telefone.

A psicóloga da Seas, Tainá Mota Rodrigues, afirma que o atendimento psicossocial busca acalmar aquele familiar e interceder para que ele tenha todas suas dúvidas sanadas.

A voluntária da UGPE, Francy Melry Carvalho, salienta que os familiares de pacientes internados sempre chegam aflitos e querendo informações sobre o estado de saúde dos seus parentes.

A voluntária ressalta que, em virtude do alto número de pacientes internados, todos os setores e os funcionários dos hospitais estão sobrecarregados, e diante dessa sobrecarga, os voluntários auxiliam as equipes médicas e o setor social do 28 de Agosto no repasse de informações e na recepção dessas famílias.