Uma coisa não faltou nesta campanha: miolo de pote ao invés de propostas e cenas inusitadas tipo “vai encarar?”, como se viu no último debate quando o Capitão Camarão se transformou no Capitão Caverna da Década de 70 e tentou intimidar David, quando as perguntas o colocaram entre a cruz e a espada.
Tiro no pé
A postura e a suposta fleuma do Capitão Camarão foi colocada à prova quando o assunto foi a ZFM. Aí Neto perdeu a compostura e admitiu em alto e bom som o que vinha se negando a admitir há tempos.
“Filo porque quilo”
“Votei contra a Zona Franca de Manaus, sim…”, admitiu, fulo da vida o Capitão, deixando sua assessoria comendo mosca e sem poder pedir tempo ao mediador, como acontece no vôlei. Percebendo que falou demais, Alberto Neto tentou voltar atrás e desdizer o que havia dito, mas era tarde e já estava no placar.
Saltando de banda
Até Amom sentiu na pele o que o aguardava caso continuasse na aventura de querer ser prefeito. Ele vivenciou momentos de tensão na noite da última terça-feira (22/10), durante um evento de apoio ao Capitão Alberto Neto.
O encontro, que aconteceu no bairro Cidade de Deus foi interrompido por um tiroteio nas proximidades, causando pânico entre os presentes. Segundo ele, o disparo de armas de fogo ocorreu nas redondezas do local do evento, resultando na execução de uma pessoa, o que forçou o encerramento imediato das atividades.
Último escore favorece David
Se a eleição fosse hoje, David Almeida se reelegeria por uma margem – 2,4% dos votos. Ele vence em três zonas, entre elas as duas mais populosas, enquanto o Capitão Alberto Neto vai melhor em outras três, aquelas aonde reside a parcela mais rica e letrada da população.
Pesquisa atesta
É o que mostra a pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN), a única neste segundo turno da eleição para a Prefeitura. O prefeito vence nas zonas Norte, Leste e Sul da cidade. As duas primeiras são as mais populosas e a outra é aquela de onde ele é originário, já que nasceu e se criou no Morro da Liberdade.
NINGUÉM MERECE
Alberto Neto vence na zona Centro-Oeste (que inclui bairros como a Ponta Negra e Tarumã, aonde estão alguns dos mais abastados condomínios de Manaus). Ele também vai melhor no principal reduto da classe média, a zona Centro-Sul, e na Oeste, aonde se localizam as Compensas.
A pesquisa é uma parceria entre o IPEN e o G6, grupo de portais de Manaus.
Mas a verdade é que a vitória depende daquele que foi o mais afagado nesses últimos meses: o povo, que ao que tudo indica já tinha se decidido desde o Primeiro Turno.
O Segundo Turno foi só para tentar conquistar o voto dos indecisos, já que, segundo as pesquisas, a esperada transferência de votos não funcionou nessa última fase da campanha.
QUE VENÇA O MELHOR!