Com as previsões, via Inmet, de chuvas e mais chuvas para Manaus até março ou maio, um dos maiores problemas enfrentados pela atual administração municipal, são as alagações e queda de barrancos em áreas já conhecidas e mapeadas pela Prefeitura de Manaus, através da Defesa Civil. Com um trabalho de prevenção, a Defesa Civil está diuturnamente fazendo visitas técnicas à esses locais, mas resta outro problema: as alagações.
Para prevenir, o prefeito David Almeida ordenou uma limpeza geral em toda a área urbana da cidade. Locais como o Beco da Paciência, na Praça 14 e áreas da Zona Leste, como Colônia Antônio Aleixo, onde em todas as épocas de cheia, as águas atingem as casas.

Dando uma geral nos igarapés
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), segue intensificando os serviços de dragagem e limpeza dos principais igarapés da cidade, para minimizar os impactos do inverno amazônico e evitar transbordamentos que possam afetar a população. Após a conclusão dos trabalhos no Igarapé do Alvorada e com as ações avançadas no Igarapé do 40, nesta quarta-feira, 12/2, as equipes iniciaram a limpeza no Igarapé do Mindu, no trecho que passa pelo parque Gigantes da Floresta, entre as zonas Norte e Leste da capital.

Dragagem, capinação e coleta de resíduos
Os serviços incluem dragagem, capinação, coleta de resíduos e aprofundamento dos leitos para garantir maior vazão das águas e reduzir os riscos de alagamento. No igarapé do Alvorada, localizado próximo à Vila Olímpica de Manaus e à avenida do Samba, as ações também envolveram um trabalho de educação ambiental com moradores do entorno. Já no Igarapé do 40, um dos principais cursos d’água urbanos da cidade, os trabalhos continuam para recuperação da profundidade do leito, que já aumentou em mais de um metro, garantindo melhor escoamento e reduzindo riscos de enchentes.
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou a determinação do prefeito David Almeida em manter a cidade mais segura e organizada. “A prioridade da gestão municipal é evitar alagamentos e garantir qualidade de vida para a população. Esse trabalho é fundamental para prevenir transtornos no período chuvoso e manter os igarapés em boas condições”, afirmou.

Abrangendo toda a cidade
Além dos igarapés que já receberam as ações, outros cursos d’água de grande volume também serão contemplados nos próximos dias, como o Igarapé do Passarinho e novos trechos do Igarapé do Mindu, que cortam diferentes regiões da cidade e enfrentam problemas históricos de assoreamento e descarte irregular de lixo.

Conscientização da população
Além de evitar alagamentos e melhorar a infraestrutura urbana, a ação busca conscientizar a população sobre a importância da preservação dos igarapés. O descarte irregular de resíduos ainda é um dos principais desafios, impactando a vazão dos cursos d’água e aumentando os riscos de enchentes. “É um trabalho contínuo que só terá sucesso se todos colaborarem. Manter os igarapés limpos é uma responsabilidade coletiva”, acrescentou Sabá Reis.
A prefeitura reforça o compromisso de manter Manaus mais limpa e organizada, promovendo ações contínuas de recuperação ambiental e segurança hídrica. Com planejamento e investimento, a gestão municipal busca garantir mais qualidade de vida aos cidadãos e sustentabilidade para a cidade.