MSKTV
Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Cidades

Cigarros eletrônicos vendidos aos ‘Rólos’ na Zona Leste

17 de dezembro de 2024
em Cidades, Manchete
0 0
Cigarros eletrônicos vendidos aos ‘Rólos’ na Zona Leste
facebookTwitterWhatsapp

Apesar dos alertas, da proibição e da ação da Polícia Federal e Receita Federal, o uso de cigarros eletrônicos nas raves e tabacarias ilegais da Zona Leste de Manaus continuam sendo usados e comercializados “por debaixo dos panos”. Na Alameda Cosme Ferreira, há uma tabacaria que vende o produto a quem quiser comprar. Proibidos em Manaus, os chamados ‘vapes’ tem ganhado a preferência da chamada Geração Z, que pulou do uso dos narguilés durante a Pandemia de Covid-19 para esse tipo de, vamos dizer, passatempo macabro.

Em junho deste ano, A Polícia Federal e a Receita Federal, em ação conjunta com a Anvisa, deram início à Operação Vapor Digital, com o objetivo de combater crimes de contrabando, falsidade documental, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e organização criminosa. A operação mobilizou 110 Policiais Federais e 60 servidores da Receita Federal, além de 47 viaturas, cumprindo 27 mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações em Manaus. Além dos mandados de busca, houve a suspensão judicial das atividades econômicas dos estabelecimentos envolvidos na venda de material ilícito e o bloqueio de perfis de redes sociais utilizados para essas atividades.

Tabacarias ilegais


A investigação teve início em fevereiro de 2024, após três apreensões realizadas pela Receita Federal nos Correios e em empresas de transporte aéreo, resultando na apreensão de mais de 7.500 cigarros eletrônicos. Esses produtos eram destinados a pessoas físicas, jurídicas e distribuidoras em Manaus. Por meio de diligências realizadas pela Polícia Federal e pela Receita Federal, foram identificados 11 suspeitos e 16 estabelecimentos comerciais, que foram fechados, principalmente tabacarias, como pontos de venda do produto ilícito, tanto na cidade quanto nas redes sociais.

A Prefeitura de Manaus publicou em 2023, um decreto que proíbe o uso de cigarros eletrônicos em ambientes de uso coletivo da cidade. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 20 de outubro e começou a valer desde então. O Projeto de Lei que alterou a Lei número 1.364, de 19 de agosto de 2009, que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e derivados em ambientes de uso coletivo e dá outras providências, acrescentando os vapes. 

Desarticulado pela PF esquema bilionário de tráfico internacional

A Polícia Federal iniciou na manhã de terça-feira (17/12) a operação Siderado, com objetivo de desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas que teria movimentado mais de R$ 2 bilhões em aproximadamente 2 anos. São cumpridos 32 mandados, sendo 19 de prisão e 13 de busca e apreensão, além do bloqueio das contas de 38 investigados e o cancelamento das atividades de 7 empresas. Também foi determinado pedido de inclusão em Difusão Vermelha, da INTERPOL, contra um dos suspeitos. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara de Criminal da Justiça Federal no DF e são cumpridos em Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Bahia e no Distrito Federal.

As investigações tiveram início em abril de 2023, com a apreensão de 1,5 tonelada de drogas e 5 fuzis pela Polícia Civil do Amazonas. A droga teria como destino o Distrito Federal Desde então a PF já deflagrou três operações com fim de identificar os envolvidos e se deparou com uma complexa rede de empresas de fachada. Elas movimentariam os recursos dos suspeitos, inclusive realizando a remessa de valores para Colômbia, onde reside um dos suspeitos, para pagamento das drogas.

O inquérito policial aponta mais de R$ 2,2 bilhões em movimentações financeiras pelo grupo em apenas 2 anos, o que demonstra a magnitude da operação criminosa. Com as operações Rei do Skunk, Fênix e Espelhum, deflagradas ao longo do último ano, as investigações conseguiram mapear quase 40 suspeitos entre gestores financeiros, traficantes e laranjas do grupo, além de ter apreendido armas, munições, drogas e diversos bens de luxo como relógios.

Encontrado artefato explosivo no Centro

 

O Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), desativou um artefato explosivo na tarde de domingo (15), no Centro de Manaus, Zona Sul da capital. O objeto, identificado como uma granada, foi localizado na rua Saldanha Marinho após populares alertarem policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que realizavam patrulhamento a pé na área por volta das 17h45.

Assim que a granada foi identificada, os agentes da 24ª Cicom acionaram o grupamento Marte, especializado no manejo de explosivos. A equipe realizou o isolamento da área e aplicou protocolos de segurança para preservar a integridade dos policiais e da população. O artefato foi desarmado com sucesso e os vestígios recolhidos para a elaboração de um relatório técnico pela perícia.

A PMAM ressaltou que a colaboração dos moradores foi essencial para garantir uma resposta rápida ao incidente. A corporação orienta que, ao identificar situações semelhantes, a população entre em contato imediatamente pelos números 181 (disque denúncia) ou 190. A identidade do denunciante será preservada.

Casos como esse reforçam a importância da atuação do grupamento Marte e o compromisso da Polícia Militar em garantir a segurança da comunidade frente a possíveis ameaças. As investigações continuam para determinar a origem e a motivação da presença do artefato.

Fortalecido combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes

 

A Polícia Civil do Amazonas está encerrando o ano de 2024 com resultados expressivos no combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, destacando operações emblemáticas que evidenciam o trabalho intenso da instituição. Com ações repressivas e preventivas, delegacias especializadas, tanto na capital quanto no interior, solucionaram casos de grande impacto, reforçando a confiança da população nas instituições de segurança pública.

De acordo com a titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), delegada Juliana Tuma, 2024 foi um ano de grandes desafios e resultados no enfrentamento à violência infantil. Operações como Salvaguarda e Hagnos, e as mais de 130 prisões efetuadas pela Depca, exemplificaram a dedicação do órgão em proteger os vulneráveis.

“A Operação Hagnos, realizada em novembro, foi um trabalho intenso, com muitas prisões e medidas preventivas. Notamos que, após essas ações, houve uma diminuição da subnotificação, pois a população percebeu a importância da denúncia. Em contrapartida, isso também aumentou o número de registros de ocorrências, o que nos possibilitou atuar com mais precisão e eficiência”, destacou a delegada. Entre os casos resolvidos, a delegada apontou episódios de grande repercussão, como a prisão em flagrante de um padrasto que abusou sexualmente dos três enteados, a Operação Salvaguarda, que resgatou um bebê vítima de pessoas envolvidas com tráfico de drogas, e a Operação Armlock, que prendeu um professor de jiu-jítsu por abusar sexualmente dos seus atletas, entre os anos de 2011 a 2018.

IML procura por familiares de desconhecido

 

 

O Instituto Médico Legal (IML) pede que os familiares de um homem identificado como Luis Carlos Ferreira da Silva, de 59 anos, compareçam à sede da unidade para o reconhecimento do corpo. Ele é natural do estado do Maranhão e faleceu após sofrer um atropelamento no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

O corpo do homem deu entrada no IML na sexta-feira (13/12) e foi identificado com o apoio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), por meio de prontuário civil. A liberação do corpo só pode ser realizada com a autorização de familiares.

Os familiares devem procurar o setor de Assistência Social do IML para prosseguir com o reconhecimento do falecido. O atendimento é realizado na sede do Instituto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O IML destaca que os corpos de indivíduos não reconhecidos por seus familiares dentro de um período de 30 dias são sepultados em Manaus como indigentes. O Instituto Médico Legal fica localizado na Avenida Noel Nutels, n°300, bairro Cidade Nova.

Relacionado Posts

FGTS liberado: trabalhadores do saque-aniversário começam a receber nesta segunda (29)

FGTS liberado: trabalhadores do saque-aniversário começam a receber nesta segunda (29)

29 de dezembro de 2025

https://www.youtube.com/live/n5qcsGOlzP8?si=SWhLhGtN6dKp687b

Amazonas terá calendário repleto de feriadões em 2026

Amazonas terá calendário repleto de feriadões em 2026

29 de dezembro de 2025

https://www.youtube.com/live/9QYhwCqA_ps?si=UZ6uXKsUbH18sws6

Inferno astral do governador nas festas de fim de ano

Inferno astral do governador nas festas de fim de ano

29 de dezembro de 2025

Em busca de Benção e Paz para fechar 2025 e 2026 longe do agouro, que significa um presságio ou sinal,...

saiba quais os bairros ficarão sem energia elétrica  está segunda feira

saiba quais os bairros ficarão sem energia elétrica está segunda feira

29 de dezembro de 2025

Pista de Patinação em manaus segue até o dia 20 de Janeiro

Pista de Patinação em manaus segue até o dia 20 de Janeiro

29 de dezembro de 2025

Alerta da Defesa Civil reforça prejuízos da chuva nesta segunda (29)

Alerta da Defesa Civil reforça prejuízos da chuva nesta segunda (29)

29 de dezembro de 2025

A Defesa Civil emitiu, nesta segunda-feira (29), um alerta severo para a ocorrência de chuvas intensas, as autoridades municipais e...

AS MAIS LIDAS

Programa Recreio Menino do Interior, Especial de Natal
PROGRAMAS

Programa Recreio Menino do Interior, Especial de Natal

23 de dezembro de 2025
Manaus e Brasília disputam sede da Supercopa do Brasil 2026 entre Flamengo e Corinthians
Esportes

Manaus e Brasília disputam sede da Supercopa do Brasil 2026 entre Flamengo e Corinthians

26 de dezembro de 2025
O programa Direito é Direito recebe o advogado Márcio Azêdo
PROGRAMAS

O programa Direito é Direito recebe o advogado Márcio Azêdo

29 de dezembro de 2025
Um tour no Zoológico Do CIGS
PROGRAMAS

Um tour no Zoológico Do CIGS

26 de dezembro de 2025
Empresário Júnior Pimentel no programa Pra Cima
PROGRAMAS

Empresário Júnior Pimentel no programa Pra Cima

24 de dezembro de 2025

Portal Msktv

  • João Dantas
  • maskate.news@msktv.com.br
  • (92) 99404-0333

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • administracao@msktv.com.br
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • Lauren Bernardo
  • tvmaskate@msktv.com.br
  • (92) 99337-0777

PDEX's 1k

  • diretoria@msktv.com.br
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2025 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV COMUNICAÇÃO CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Aguardem, novidades em breve.
  • Enquete
  • Manutenção
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • Todas as enquetes
  • Troféu Pulha HD 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Votação Pra cima

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.