Home Boletim de Ocorrência ‘Colômbia’ tinha de identidade a RANI falso

‘Colômbia’ tinha de identidade a RANI falso

2 min ler
0
0
157

A Polícia Federal realizou uma busca e apreensão na casa Ruben Dário da Silva Villar, o Colômbia, preso por envolvimento nas mortes do Indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico, Dom Phillips.

Na casa de Colômbia a PF encontrou diversos documentos com locais de nascimento e nacionalidade diversas.

E foi durante estás buscas que a equipe encontrou um Registro Administrativo de Nascimento Indígena, o RANI, onde o investigado afirma ter nascido na comunidade Indígena Boa Vista, Tribo KOKAMA, Terra Indígena Boa Vista.

O RANI é um documento administrativo fornecido pela Funai, instituído pelo Estatuto do Índio, Lei nº 6.001 de 19 de dezembro de 1973: “O registro administrativo constituirá, quando couber, documento hábil para proceder ao registro civil do ato correspondente, admitido, na falta deste, como meio subsidiário de prova”.

Em outras palavras, o RANI pode servir como documento para solicitar o registro civil. O registro do RANI é realizado em livros próprios por funcionários da Funai, e para cada registro é emitido o documento correspondente, devidamente autenticado e assinado.

“Os fatos denotam que o nacional se utiliza deliberadamente da falsificação de documentos para obter benefícios diversos”, revela a PF.

Na propriedade também foi encontrado uma nota comercial (Factura) em que o nacional se identifica como Rubens Eduardo Da Silva de Souza, porém nenhum documento oficial com esse nome foi encontrado na residência.

Na manhã de hoje (23), os presos Oseney da Costa de Oliveira e Jeferson da Silva Lima, vulgo Pelado da Dinha serão transferidos para Manaus, com previsão de chegada às 13h30.

Carregue mais por Jamille Santos
Carregue mais em Boletim de Ocorrência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Incêndio em terreno baldio quase atinge fábrica de coleta seletiva

Por volta das 5h40 de hoje (05/08), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), comb…