Garantido nas semifinais do Campeonato Carioca e a três dias da estreia na Libertadores, o Flamengo entra em campo neste sábado, 17, com uma equipe alternativa para enfrentar a Portuguesa às 20h05 (Hora Manaus), no estádio Luso-brasileiro, em duelo válido pela décima rodada do Estadual. Vice-líder com 19 pontos, o Rubro-negro usará a partida para testar opções visando o jogo contra o Vélez Sarsfield na próxima terça-feira, pelo grupo G da competição continental.

A grande novidade da partida é o retorno de Pedro, que se recuperou de lesão e está a disposiçao do técnico Rogério Ceni. De resto, todo o time será formado por jogadores considerados reservas, já que os titulares foram poupados para o pontapé inicial na Libertadores. A unica exceção é Rodrigo Caio, que vai cumprir suspensão na competição continental, por isso, está escalado para enfrentar a Lusa.

Já a Portuguesa, que ocupa a 3ª posição na tabela com 17 pontos somados, precisa de uma vitória para garantir a vaga na próxima fase com uma rodada de antecedência e usará força máxima para tentar impor a segunda derrota consecutiva ao clube rubro-negro, que perdeu para o Vasco por 3 a 1 na última quinta.