O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou vai convidar presidentes de países amazônicos para inaugurar em setembro o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus. A declaração foi dada em Bogotá, na Colômbia, onde ele participou de encontro com representantes da sociedade civil e comunidades indígenas no âmbito da agenda da V Cúpula de Presidentes do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA).
O órgão reúne representantes das polícias dos oito países que possuem a Floresta Amazônica em seus territórios, e atua no combate ao crime organizado na região.
Manaus será o centro
“No dia 9 de setembro, pode colocar na sua agenda, companheiro (Gustavo) Petro (presidente da Colômbia), nós vamos inaugurar na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, onde estarão participando todos os países”, anunciou o petista.
“E eu vou convidar pessoalmente todos os presidentes dos países amazônicos para comparecer a esse ato. É uma coisa muito importante para combater o garimpo ilegal, narcotráfico, contrabando de armas, e para combater qualquer outra coisa que nos perturbe”, acrescentou Lula.
O que é
O Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia está em operação desde junho, e funciona como um centro de inteligência para ações conjuntas de combate ao crime na região amazônica.
Lula participoude reunião entre os presidentes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e entidades da sociedade civil em Bogotá, Colômbia. O compromisso faz parte da 5ª Cúpula de Chefes de Estado da OTCA. São membros do grupo: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.