A partir desta segunda-feira (28) a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), iniciam o processo de rematrícula automática dos alunos das redes públicas de ensino para o ano letivo de 2021.

Todos os estudantes matriculados no ano letivo de 2020 têm vaga garantida nas escolas em que estavam e não será necessária a presença de pais e responsáveis nas unidades de ensino para a efetivação do processo.

A gerente de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, reforça que nos casos em que as escolas não apresentem continuidade de ensino, os estudantes serão encaminhados automaticamente a outras unidades. “Esse processo também é automático, só sendo necessária a presença dos pais para confirmar a vaga em período ainda a ser divulgado”, acrescentou.

Matrícula de novos alunos

A data para as matrículas de novos alunos nas redes municipal e estadual será divulgada em janeiro, mas já é possível fazer o cadastro para reserva de vaga no site https://matriculas.am.gov.br/. Todas as informações sobre o calendário de matrículas serão disponibilizadas a partir da primeira semana de janeiro.

Segundo o secretário estadual de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, neste momento, os pais ou responsáveis pelos estudantes devem ficar tranquilos uma vez que o procedimento é automático.

“A partir do dia 28 de dezembro, iniciamos nas escolas a rematrícula de todos os alunos. Essa é a primeira fase do trabalho e já vem sendo feito, automaticamente, há alguns anos pelos profissionais das unidades de ensino”, informou.