Como medida de enfrentamento à propagação do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas, o Ano Letivo 2021 das redes municipais se iniciou na manhã desta quinta-feira (18), com o retorno do “Aula em Casa”.

O projeto, que foi distribuído a 12 estados brasileiros, em 2020, consiste na transmissão de vídeo aulas pela TV aberta e internet. A iniciativa visa dar continuidade às atividades letivas, garantindo uma educação de qualidade e preservando a vida de toda a comunidade escolar.

O conteúdo curricular foi reorganizado para atender às necessidades dos alunos em cada nível, etapa e modalidade de ensino da Educação Básica.

Frequência de aulas

Cada canal terá dois tempos por série, de segunda a sexta-feira. Pela parte da manhã, serão exibidas as aulas inéditas e, à tarde, haverá reprise para que o aluno reforce ainda mais os conteúdos trabalhados.

Caso o aluno ainda não tenha acesso em sua tevê, ele deverá atualizar os canais abertos do seu aparelho. Vale ressaltar que os televisores, independente de marca, têm processos parecidos na busca de novos canais. Basta acessar o menu pelo controle remoto e procurar a opção que mais se assemelha à “busca de canais”.

Em alguns aparelhos, esta opção se chama “busca/sintonia automática”, “ressintonia”, “programação de canais” ou “atualização de canais”. Depois de encontrar, é só clicar na opção e seguir as orientações da tela, aguardando até o final do processo.

Caderno Digital

Neste ano, a grande novidade do “Aula em Casa” ficará por conta do Caderno Digital. A ferramenta será disponibilizada aos professores e estudantes da rede pública, que deverão utilizá-la para exercitar e reforçar os conteúdos trabalhados no projeto.

No Caderno Digital, constarão: link de acesso às videoaulas, síntese dos conteúdos, dinâmica interativa e atividades complementares, dentre outros materiais de apoio. Em Manaus, o caderno será distribuído de maneira on-line e, nos municípios do interior do estado, de forma física.

Em municípios cujo acesso à TV Encontro das Águas e à internet é escasso, os estudantes devem fazer uso do Caderno Digital e ficar atentos aos comunicados das escolas, que definirão as estratégias para o início do ano letivo. Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe da sua unidade, ela estará disponível para esclarecer todas as dúvidas e ajudá-la a acompanhar a “Aula em Casa”.

HORÁRIOS DE AULA

  • 7h40 – Educação Infantil (Vamos Brincar!)
  • 8h – 1 º ano do Ensino Fundamental
  • 8h40 – 2º ano do Ensino Fundamental
  • 9h20 – 3º ano do Ensino Fundamental
  • 10h – 4 º ano do Ensino Fundamental
  • 10h40 – 5 º ano do Ensino Fundamental
  • 8h – 6 º ano do Ensino Fundamental
  • 9h – 7 º ano do Ensino Fundamental
  • 10h – 8 º ano do Ensino Fundamental
  • 11h – 9 º ano do Ensino Fundamental

Como assistir:

O “Aula em Casa” será transmitido por três canais da TV Encontro das Águas, são eles:

  1. 2.2: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (Anos Iniciais);
  2. 2.3: Ensino Fundamental 2 (Anos Finais) e EJA;
  3. 2.4: Ensino Médio e EJA.

Mais uma vez, a internet será aliada importante do “Aula em Casa”. Fora as transmissões na TV aberta, o projeto poderá ser conferido, também, nas seguintes plataformas:

  • Na plataforma Saber+, o estudante encontra, ainda, exercícios para reforçar os conteúdos do “Aula em Casa”.