O comércio geral voltou a funcionar nesta segunda-feira (22), após novo decreto do governo do estado. E o manauara não perdeu tempo. Nas primeiras horas da manhã, o centro de Manaus já tinha uma movimentação expressiva de pessoas, apesar de o decreto estipular que as lojas devem abrir somente às 9h e fechar às 15h.

 

Animados para retornar aos trabalhos e tentar recuperar o rombo na renda, os trabalhadores não perderam tempo e começaram as famosas bates palmas para atrair os clientes.

“A gente deixou apenas uma porta de entrada para não ter aglomeração, além disso é apenas uma pessoa por vez. Mas estamos muito empolgados, esperamos que as pessoas venham comprar. E pedimos que os clientes tenham cautela e consciência para não pisar na bola e a gente acabar fechando de novo”, declarou o vendedor Maciel, que trabalha em uma loja de calçados.

 

 

De acordo com ele, todos os funcionários estão bastante ansiosos, já que nos meses anteriores a loja ficou realmente fechada, e não chegou a aderir o drive-thru. “Teve muitos funcionários demitidos, não só aqui como em várias lojas”.

Calçados, roupas e miudezas foram as lojas mais vistas com clientela durante o tempo que a equipe esteve no local. “Eu tô achando o movimento bom. Vim comprar um calçado. Mas vejo que as lojas estão tendo cuidado sim”, contou uma cliente.

 

Fotos: Josemar Alves / Tv Maskate

Decreto do governo

 

O Governo do Amazonas publicou os decretos nº 43.449 e nº 43.450, de 19 de fevereiro de 2021, com ajustes nas medidas de restrição parcial e temporária de circulação de pessoas, tanto no interior quanto na capital do estado.

Conforme aprovado pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19, na capital, o decreto terá validade por sete dias, a contar a partir do dia 22 de fevereiro. No interior, as medidas restritivas ficam prorrogadas também até 28 de fevereiro.

O documento mantém a restrição de circulação de pessoas das 19h às 6h, ressalvados os casos de extrema necessidade, já especificados no Decreto nº 43.411, de 13 de fevereiro de 2021.

Em Manaus, a partir de segunda-feira (22/02), fica permitido o funcionamento do comércio de rua em geral das 9h às 15h e dos shoppings centers das 10h às 16h, de segunda-feira a sábado, sendo vedada a abertura dos estabelecimentos aos domingos.

Supermercados de pequeno, médio e grande porte, atacadistas, pequeno varejo alimentício e padarias continuam funcionando das 6h às 18h.

Os estabelecimentos registrados como restaurante na classificação principal do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), padarias, lanchonetes, sorveterias e similares, poderão abrir para o público das 6h às 16h, de segunda-feira a sábado, com capacidade restrita a 50% de ocupação.