Dados divulgados por meio do Boletim Epidemiológico diário da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) reforçam que os óbitos tendo o novo coronavírus como causa confirmada seguem tendência de queda no estado.

De acordo com os dados, nos primeiros 10 dias deste mês, foram registrados 49 óbitos; enquanto do dia 11 ao dia 19 de agosto, o número foi de 30 mortes, uma redução de 38,7% no período, evidenciando a desaceleração.

De acordo com os últimos boletins, o Amazonas já registrou mais de 95 mil pessoas recuperadas da Covid-19.

Nova classificação

Seguindo os novos critérios do Ministério de Saúde, os boletins da FVS estão sendo atualizados incluindo óbitos de meses anteriores que foram revisados e classificados como Covid-19

Com a reclassificação, mais 148 óbitos foram incluídos nos boletins. São mortes que ocorreram em outros momentos da pandemia e que não tiveram diagnósticos conclusivos na época do óbito.

Contudo, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e a FVS-AM ressaltam que os casos monitorados e publicados nos boletins diários, demonstram que não houve aumento no número de óbitos registrados no período de 24 horas, que possam indicar elevação na curva de crescimento.