Prefeitura de Manaus enviou nora à imprensa para reiterar que a vacinação de pessoas de 50 a 69 anos contra a Covid-19 não começa na próxima semana.

De acordo com o órgão, a imunização de novos grupos populacionais está condicionada ao recebimento de vacinas e o município não recebeu do Ministério da Saúde, até o momento, nenhuma remessa de doses destinadas a essa faixa etária.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue vacinando apenas os grupos da primeira etapa, que inclui trabalhadores da saúde e idosos de 70 anos e mais, ainda sem confirmação de data para iniciar o atendimento a outros públicos.

 

Na tarde quinta-feira (11), o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, declarou que a vacinação de pessoas acima de 50 anos seria antecipada em Manaus. O comentário foi feito durante sessão no Senado Federal para cobrar esclarecimentos sobre vacinação e medidas adotadas contra a Covid-19. Na época ele não deu uma data de quando começaria.

“Quem vai fazer a vacinação acelerada em Manaus é o Ministério da Saúde com o Ministério da Defesa, já está combinado. Nós vamos vacinar, todos, acima de 50 anos, na primeira pernada, acelerando, sem tirar dos Estados”, disse.

 

No dia seguinte, sexta-feira (12), quando chegou a Manaus, Pazuello se reuniu com o governador Wilson Lima e os dois chegaram a anunciar que o Plano de Aceleração de Vacinação contra Covid-19 na Amazônia, iniciava pelo Amazonas a partir do dia 22 de fevereiro, abrangendo a imunização de pessoas acima dos 50 anos de idade.

 

 

Prefeito se reuniu com ministro

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu ao prefeito de Manaus, David Almeida, que é possível incluir professores no próximo grupo prioritário, que começará a ser vacinado contra a Covid-19, a partir de março.

A notícia foi dada durante reunião virtual nesta sexta-feira, 19/2, com os integrantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) das capitais, da qual David compõe a Comissão de Vacinação.

O ministro também assegurou que um novo lote de vacinas chegará à capital do Amazonas na próxima terça-feira, 23.