Em 2025, o Núcleo de Proteção e Defesa dos Diretos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) consolidou sua atuação na proteção de mulheres vítimas de violência com a ampliação da estrutura física, reforço das equipes e crescimento significativo da demanda por atendimento especializado. Ao longo do ano, o núcleo realizou 4.885 atendimentos, um aumento de 1.015 registros em relação a 2024, quando foram contabilizados 3.870 atendimentos, o que representa um crescimento aproximado de 26%. O aumento da procura revela o agravamento dos casos de violência de gênero no Estado, especialmente, nas situações que exigem resposta imediata do sistema de justiça.
Um dos indicadores foi o crescimento dos pedidos de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) acompanhados pela 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Gênero. Em 2024, foram registrados 58 atendimentos relacionados a pedidos de MPU, número que subiu para 180 em 2025, uma diferença absoluta de 122 atendimentos a mais, representando um crescimento de aproximadamente 210%, mais que o triplo em relação ao ano anterior.
Segundo a defensora pública Carol Braz, coordenadora do Nudem, o balanço do ano está diretamente ligado à ampliação da estrutura e à intensificação da procura por proteção jurídica. “Ganhamos uma sede nova, as equipes foram ampliadas e o número de pedidos de medidas protetivas aumentou muito. Percebemos uma escalada da violência no sentido de aumento de casos com muita crueldade e violência contra as mulheres. Mas a Defensoria está respondendo a essa triste realidade com a ampliação do número de defensorias da mulher e mais equipes atuando no Nudem para atender a essas mulheres de forma integral e humanizada”, disse.











