MSKTV
Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Estado

Coveiros da Eletros não aceitam PIM 4.0

30 de novembro de 2024
em Estado, Manchete
0 0
Coveiros da Eletros não aceitam PIM 4.0
facebookTwitterWhatsapp

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior, saiu em defesa da Zona Franca de Manaus na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, apontando que a proposta da reforma tributária que está tramitando vai diminuir o direito de crédito presumido em ICMS (estadual) em diversos bens produzidos na área incentivada.

Atualmente, itens como bateria para telefone celular e aparelhos de ar-condicionado são incentivados com crédito de 100% da alíquota do ICMS. Mas, no projeto da reforma (PLP 68/2024) essa vantagem vai ficar restrita aos bens de informática.

Prazo maior

José Jorge sugeriu que a reforma inclua nesses créditos os bens que até 2023 já recebiam esse benefício da legislação amazonense. Em sua avaliação, diminuir a competitividade da ZFM não levará as empresas a mudarem de estado, mas a mudarem de país.

“[A empresa] irá para outro país porque nenhum ambiente no país [Brasil] propicia condições para que a gente seja competitivo frente ao produto importado”, reforçou ele. Segundo o presidente da Eletros, toda produção de televisores do Brasil ocorre na ZFM e o Brasil é o segundo maior produtor de ar condicionado graças aos estímulos industriais no local.

O que é a Eletros

A Eletros é composta de 35 empresas espalhadas por todo o país e responsável por 3%  do PIB da indústria brasileira na área, ou seja a Eletros é responsável por 97% de todos os produtos eletrônicos que a população brasileira consome.

Tendo como parâmetro o fortalecimento da empresa eletrônica no país, o Executivo foi até a Comissão de Constituição e Justiça do Senado dar sua opinião técnica sobre os incentivos fiscais concedidos pela Zona Franca de Manaus.

Ele destacou que qualquer redução nos créditos tributários pode levar ao esvaziamento da indústria local, com perda de empregos e migração de investimentos para outros países.

Com a autoridade de quem representa empresas que entregaram só este ano cerca de 120 milhões de produtos eletrônicos de Norte a Sul do país, gerando cerca de 200 mil empregos diretos, ele pediu ajustes no PLP 68 para garantir segurança jurídica e preservação da competitividade, essencial para o fortalecimento da economia nacional.

A opinião do executivo por certo influenciará as opiniões dos demais integrantes da CCJ, já que Nascimento não foi lá para defender a Zona Franca, mas defender a área em que atua que depende do modelo ZFM para gerar emprego e renda no país.

Novas cobranças

Superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa) entre 2012 e 2014, o economista Thomaz Nogueira questionou a previsão de cobrança dos novos tributos (CBS e IBS) nas vendas, importações e outras operações na ZFM quando não se enquadram nas hipóteses oficiais da indústria incentivada.

Segundo Nogueira, essa nova cobrança fere o princípio da neutralidade tributária, que busca evitar aumento de impostos, pois atualmente não há cobrança nesses casos.

“A tributação [de Pis e Cofins, que serão substituídos pela CBS] foi desconstituída nos tribunais. Obviamente isso vai gerar contencioso no primeiro dia da publicação da reforma”, lembrou o economista.

Outros sete convidados também participaram da audiência pública, entre eles a auditora da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) Ivone Assako Murayama e o professor da Universidade de São Paulo (USP) Heleno Torres.

Críticas à reforma

Além dos convidados ligados diretamente à Zona Franca de Manaus, representantes do setor produtivo também criticaram pontos da reforma tributária que, para eles, não mantêm certas vantagens competitivas tanto para a Zona Franca de Manaus (ZFM) quanto para o Simples Nacional.

O representante do Sebrae, Edgard Vicente Fernandes Júnior, por exemplo, apontou que o Simples Nacional, regime tributário especial para favorecer empresas menores, precisará ser redesenhado após a reforma tributária para ser efetivamente mais vantajoso para esses empresários.

Ele afirmou que, mesmo pagando menos imposto, hoje os optantes deste regime já enfrentam problema de competitividade em razão do alto custo de seus produtos, que podem chegar a 30% a mais que os dos não optantes.

Debates

O debate sobre a reforma tributária faz parte de um ciclo de discussões sobre o projeto de lei complementar (PLP) 68/2024, que regulamenta as mudanças nas regras para a cobrança de impostos sobre o consumo.

Com a Emenda Constitucional 132 cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ISS e ICMS) serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo. 

Relacionado Posts

Unidos do Viradouro é campeã do Grupo Especial do Rio

Unidos do Viradouro é campeã do Grupo Especial do Rio

18 de fevereiro de 2026

A escola de samba Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval de 2026 de RJ....

Encontrado corpo de cantor gospel – Buscas por desaparecidos continuam

Encontrado corpo de cantor gospel – Buscas por desaparecidos continuam

17 de fevereiro de 2026

Na tarde da última segunda-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) confirmou a localização do corpo do...

Delegados da Polícia Federal recebem apoio de Omar Aziz para a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas

Delegados da Polícia Federal recebem apoio de Omar Aziz para a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas

14 de fevereiro de 2026

O senador Omar Aziz reforçou seu compromisso com o fortalecimento da segurança pública na Amazônia após receber, em Manaus, lideranças...

Prisão preventiva é decretada contra comandante de lancha que naufragou no Encontro das Águas

Prisão preventiva é decretada contra comandante de lancha que naufragou no Encontro das Águas

14 de fevereiro de 2026

A prisão preventiva do comandante Pedro José da Silva Gama, de 42 anos, foi determinada na noite deste sábado (14)...

Piloto da lancha que naufragou é liberado após pagar fiança em Manaus

Piloto da lancha que naufragou é liberado após pagar fiança em Manaus

14 de fevereiro de 2026

Pedro José da Silva Gama, piloto da lancha Lima de Abreu XV, que naufragou na tarde de sexta-feira (13) no...

Saiba quem são as duas vítimas do naufrágio da lancha no Encontro das Águas

Saiba quem são as duas vítimas do naufrágio da lancha no Encontro das Águas

14 de fevereiro de 2026

Duas vítimas do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, ocorrido nesta sexta-feira (13) em Manaus, já foram oficialmente identificadas....

AS MAIS LIDAS

Veja os vídeos do desespero das vítimas após lancha naufragar no Encontro das Águas
Cidades

Veja os vídeos do desespero das vítimas após lancha naufragar no Encontro das Águas

13 de fevereiro de 2026
Na Compensa, adolescente de 13 anos em moto foge de blitz, cai e morre
Cidades

Vídeo: Na Compensa, adolescente de 13 anos em moto foge de blitz, cai e morre

14 de fevereiro de 2026
SES confirma morte de criança após naufrágio de lancha no Encontro das Águas
Cidades

SES confirma morte de criança após naufrágio de lancha no Encontro das Águas

13 de fevereiro de 2026
“Foi Deus”: Bebê de 5 dias é resgatado dentro de cooler após naufrágio no Encontro das Águas
Cidades

“Foi Deus”: Bebê de 5 dias é resgatado dentro de cooler após naufrágio no Encontro das Águas

13 de fevereiro de 2026
“Prende ele”: Comandante da lancha que naufragou é hostilizado por parentes de vítimas; vídeo
Cidades

“Prende ele”: Comandante da lancha que naufragou é hostilizado por parentes de vítimas; vídeo

13 de fevereiro de 2026

Portal Msktv

  • João Dantas
  • maskate.news@msktv.com.br
  • (92) 99404-0333

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • administracao@msktv.com.br
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • tvmaskate@msktv.com.br
  • (92) 99337-0777
© Copyright • 2026 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV COMUNICAÇÃO CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!

MSKTV NO MEU CELULAR

Adicionar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Aguardem, novidades em breve.
  • Em manutenção
  • Enquete
  • Manutenção
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • Todas as enquetes
  • Troféu Pulha HD 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Votação Pra cima

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.