Usuários das cozinhas comunitárias da Prefeitura de Manaus estão participando de uma programação especial, por conta da proximidade do Natal. Um almoço com diversas comidas natalinas tem ajudado a resgatar o espírito da época, trazendo esperança de dias melhores no novo ano que se aproxima.

A programação se estende às seis cozinhas comunitárias coordenadas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), das quais uma se encontra em reforma, devendo ser entregue até o fim do ano.

As refeições do projeto são preparadas pelas equipes das cozinhas comunitárias, que ao longo do ano oferecem mais de mil alimentações gratuitas todos os dias a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Cuidados necessários

Em virtude da pandemia da Covid-19, os usuários da cozinha estão recebendo as suas marmitas e indo embora.

“Assim como em todos os anos, escolhemos uma semana antes do Natal, para fazer um almoço diferente. Nos anos anteriores organizávamos as cozinhas para receber a população, porém esse ano não será do mesmo jeito, em virtude da pandemia, mas o prazer de poder entregar uma comida boa é o que nos move”, afirmou a diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Semasc, Cleonice Freitas.

Angelina Damasceno, auxiliar de cozinha e frequentadora do espaço, diz que desde 2016 participa do projeto. Além de ser usuária da cozinha, ajuda a preparar a alimentação para os outros usuários e se orgulha de ter aprendido uma nova profissão. “O desemprego afeta bastante as nossas vidas. Nem todos que estão aqui é porque querem e sim por uma questão de necessidade. A expectativa de melhorias é grande e um dia eu espero poder abrir meu próprio negócio”, concluiu.