O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o vice Renato Junior (Avante) tomaram posse para o mandato à frente da Prefeitura de Manaus que começa neste ano de 2025, no final da tarde de quarta-feira (1);
David Almeida foi reeleito em novembro passado, em segundo turno, com 54% dos votos válidos.
Desafios do primeiro mandato
Em seu discurso de posse, David Almeida apontou os desafios encarados no primeiro mandato, que começou em 2021, quando enfrentou a pandemia da Covid-19 e a cheia recorde no mesmo ano, e as secas recordes de 2023 e 2024.
“Nenhuma cidade no mundo sofreu o que Manaus sofreu e foi exatamente quando eu assumi. Atravessamos a pandemia da Covid-19, e depois veio a grande enchente, duas secas, queda nas atividades econômicas em 2023, em virtude da seca. Os navios não chegavam, as mercadorias não circulavam, o distrito não produzia, foram desafios diversos no primeiro mandato”, pontuou.
Avanços na gestão
O prefeito também falou sobre os avanços registrados em sua primeira gestão, como o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para a quinta posição, a primeira posição no nível nacional da saúde básica, o aumento no número de vagas em creches e a realização de grandes eventos culturais.
Recado aos vereadores
O prefeito aproveitou a presença dos 41 vereadores eleitos de Manaus e apontou que “teve dificuldades” durante a legislatura que terminou “mas que tudo ficou para trás”.
“Ninguém olha mais para trás no retrovisor é pra frente que se olha”, assegurou, aproveitando a ocasião para confirmar seu apoio à candidatura do vereador David Reis para a presidência da CMM.
Pose dos vereadores
Durante a cerimônia também foram empossados os 41 vereadores eleitos em 2024. Eles integram a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), de 2025 2028.