O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira (15), que já negocia a compra de compra de vacinas, direto da fábrica, pelo município de Manaus, para imunizar toda a população de Manaus. De acordo com o chefe da casa municipal, ele pretende obter 2 milhões de doses das vacinas Astrazeneca/Oxford e Sputnik V.

David Almeida anunciou que está buscando soluções para adquirir doses suficientes para imunizar 100% da população e que os laboratórios com os quais o governo federal ainda não obteve sucesso na negociação das vacinas, a Prefeitura de Manaus irá negociar com eles.

Neste mês de março, David Almeida disse que viaja a São Paulo, com a comitiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), para visitar a sede do laboratório União Química, para conhecer o processo de fabricação da vacina contra a Covid-19, Sputnik V, de origem russa. “Essa será uma etapa importante no processo de negociação entre o consórcio formado por diversos municípios e a representante do imunizante no Brasil”, ressaltou.

A Frente Nacional dos Prefeitos fez uma proposta de formação do consórcio, que a partir dele foi elaborada uma lei única, em nível nacional, para aquisição de vacinas para todo o Brasil. “Se nós negociarmos de forma conjunta, teremos uma diminuição no preço e a segurança jurídica do consórcio e autorização legislativa da Câmara, para negociar em nome dos cidadãos da nossa cidade”, destacou o prefeito.